A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou nessa sexta-feira (10), no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, o sorteio de 13 casas 100% gratuitas do Programa Minha Casa é 10. Centenas de pessoas foram ao local para acompanhar o sorteio, que reuniu as famílias de baixa renda da cidade, todos estavam na expectativa para serem contemplados.

“O sorteio contempla pessoas com o viés de baixa renda e é realizado com base em critérios. É um sonho que o Prefeito Fábio Gentil está realizando para muitas pessoas. Hoje o sorteio foi de 13 casas, porque no último três famílias não estavam dentro do perfil. Sete casas já estão em fase de acabamento”, explica Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Antes do início do sorteio foram feitos esclarecimentos sobre os critérios do Programa Minha Casa é 10, que são os seguintes: o terreno ou casa onde o imóvel será construído tem que estar no nome da pessoa inscrita no Programa; Família de Baixa Renda não poderá exceder três salários mínimos; o terreno tem que ter largura de no mínimo 7 metros; não possuir outro imóvel em seu nome e/ou de seu companheiro; não ter sido beneficiado anteriormente em outros programas habitacionais do Município, Estado ou União; comprovar oficialmente que reside no mínimo há 2 (dois) anos no município de Caxias; a família tem que estar inscrita no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) e Número de Identificação Social (NIS). Após o sorteio, assistentes sociais farão visitas a todas as famílias para saber se estão dentro dos critérios estabelecidos para ter a casa construída.

O Minha Casa é 10 é o maior Programa Municipal Habitacional do Maranhão que realiza o sonho da casa própria para famílias de baixa renda. Todos os meses a Prefeitura Municipal sorteia casas, que serão construídas e entregues 100% gratuitas para as famílias mais carentes da cidade. O Programa é realizado com recursos próprios do município.

Além da residência ser doada pela Prefeitura de Caxias, as casas serão entregues com toda a regularização fundiária realizada, ou seja, as famílias já recebem o título de propriedade da residência.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanhado de vereadores e da secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) Ana Lúcia Ximenes, fez os sorteios das treze casas nessa sexta-feira (10), com a presença de todas as pessoas aptas a participar.

“Esse projeto vai crescer, porque a Prefeitura, o prefeito Fábio Gentil e nós vereadores vamos trabalhar pelo melhor para a nossa cidade. Ao construir estas casas, a Prefeitura estará ajudando além da pessoa que foi sorteada, o pedreiro, vendedor do material de construção, dono da loja, dentre outras pessoas”, disse Charles James, vereador.

“O prefeito criou o projeto, enviou à Câmara e foi aprovado na legislatura passada. Nós estamos acompanhando, porque é a realização de um sonho. A gente vê a alegria das pessoas, isso não tem preço”, disse Teódulo Aragão, Presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).

Confira abaixo a relação dos contemplados:

1. CLEONICE FRANCISCA MORENO CARNEIRO (Seriema)

2. ANTÔNIA JÚLIA GOMES DA SILVA (Teso Duro)

3. SHEISLANY VASCONCELOS DA SILVA (Salobro)

4. CARLOS ALBERTO DONATO DA COSTA (Salobro)

5. DANIELE CRISTINA VAZ FERREIRA (Antenor Viana)

6. JANE KARLA PEREIRA DE ABREU (Trezidela)

7. JÉSSICA PEREIRA CONSTANTINO ( Res. Eugênio Coutinho)

8. ERASMO CARLOS FERREIRA DA CONCEIÇÃO (Seriema)

9. CLEIDE LOURA RIOS SOUSA (Refinaria)

10. MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA LIMA (João Viana)

11. CLÉBER BATISTA HOLANDA (Cangalheiro)

12. MARINETH PEREIRA DE SOUSA (Res. Constantino Castro)

13. EURIVAN ARAÚJO SOUSA (Caldeirões)

“É uma emoção grandiosa ganhar essa casa. Eu moro com meu primo, agora realizei o sonho”, disse Cleber Batista, ganhador.

“Eu estou muito feliz, porque nem casa eu tenho, e essa chegou na hora certa. Quero agradecer ao prefeito que realizou o meu sonho”, disse Maria da Conceição, ganhadora.

“Hoje eu posso ter a minha casa própria, isso representa muita coisa”, afirma Cleide Loura, ganhadora.

“É muito importante esse programa, quero primeiro agradecer a Deus e depois o prefeito Fábio Gentil. É acreditar para ganhar as nossas casas”, disse Erasmo Carlos, ganhador

“Significa muita coisa. Eu preciso de uma casa e essa chegou em uma boa hora”, lembra Jéssica Constantino, ganhadora.

“Muita alegria hoje. Eu agradeço ao prefeito Fábio Gentil. Eu tenho cinco filhos e moro de favor em uma casa. Hoje eu estou realizando o sonho da minha vida, dando uma casa para os meus filhos”, destaca Jane Carla, ganhadora.

“Representa muita coisa, porque hoje eu moro na casa da minha mãe e agora eu vou ter a minha casa. Eu só tenho a agradecer a Deus”, frisa Daniele Cristina, ganhadora.

“Eu fui sorteada, tá bom demais. Muito obrigado”, reforça Carlos Alberto, ganhador.

“A palavra hoje é felicidade. Temos que acreditar, pois no meio de tanta gente eu fui escolhida. Ter o sonho realizado é muito bom”, lembra Antônia Júlia, ganhadora.

“É bom demais. Hoje é a realização de um sonho. Eu agradeço muito, porque hoje eu não tenho moradia”, disse Marineth Sousa, ganhadora.

“Eu só tenho a agradecer, porque o momento em que nós estamos passando é muito importante ter uma casa. Quero agradecer o prefeito Fábio Gentil”, agradece Erismar da Silva, companheira de Eurivan Sousa.

“Hoje foi muita sorte. É agradecer e ter fé que dá certo. Chegou em uma boa hora”, agradece Cleonice Moreno, ganhadora.

O Prefeito Fábio Gentil destacou o empenho da Prefeitura de Caxias, que possibilita a realização do sonho da casa própria com recursos próprios, devolvendo à sociedade os impostos pagos por cada caxiense, em forma de trabalho e de um sonho realizado.

“Todo mundo quer ganhar uma casa. Nós sabemos que não é barato. A Prefeitura faz porque nós pensamos na população mais carente. Se me elegeram como prefeito, foi para trabalhar. Aqui não é favor, é obrigação o que estamos fazendo por vocês. Que Deus possa abençoar cada um. Que no final da nossa gestão possamos ter mil, duas mil ou mais casas construídas e entregues a toda a população”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).