Em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Estado de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Caxias iniciou neste sábado (11), a Campanha de Nebulização contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A nebulização consiste na aplicação de um inseticida para matar o mosquito em fase adulta, que possa estar infectado. A ação vai acontecer durante 15 dias nos bairros de Caxias, nos horários da manhã, das 4h às 7h e a tarde, das 16h às 19h.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ressaltou a parceria com o governo do estado para a realização da Campanha de Nebulização em Caxias. “Em parceria com o Governo do Estado, por meio do nosso Governador Carlos Brandão, estamos trabalhando para levar uma saúde de qualidade à nossa população. A campanha de nebulização com a qual iremos atuar em todos os bairros de Caxias, é um compromisso da nossa gestão em trazer melhorias a saúde do município. Tenho certeza que por meio desta ação estaremos trabalhando no combate direto ao aedes aegypti e consequentemente teremos menos casos de dengue e chikungunya”, destacou.

Para o desenvolvimento da Campanha de Nebulização, o Governo do Estado enviou à Regional de Saúde de Caxias, três veículos com equipes de combate às arboviroses. “Iremos iniciar hoje (11) uma campanha de 15 dias de combate ao Aedes Aegypti. Sabemos que o período chuvoso está finalizando, mas o mosquito continua alojado em algumas regiões da nossa cidade. Essa ação foi uma solicitação do Prefeito Fábio Gentil ao governo do estado, em busca de melhorias para a saúde. Se preocupar com a prevenção é se preocupar com a vida”, destacou Rita Paz, gestora regional de saúde em Caxias.

“A Regional de Saúde de Caxias que representa o estado, e a Secretaria Municipal de Saúde, que representa Caxias, estão juntas para que possam diminuir a ascendência do vetor Aedes aegypti, que está causando danos a população caxiense”, frisou Natanael Pereira, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), uma das responsáveis por executar a Campanha, recomenda que a população mantenha portas e janelas abertas durante a ação, para que o inseticida adentre as residências.

Luís Medeiros, assessor especial da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Caxias, explicou como a campanha será desenvolvida pelas equipes. “A parte técnica vai ser desenvolvida por meio de três viaturas que possuem máquinas acopladas, além de duas máquinas costais. O inseticida que iremos utilizar é o Cielo ULV, que é novo e não possui cheiro desagradável. A velocidade mínima do carro durante a passagem pelos bairros é de 15km e máxima de 18km, que é bastante compatível com a distribuição do inseticida, para eficácia no trabalho”, disse.

A Deputada Daniella acompanhou o desenvolvimento da Campanha de Nebulização e frisou a importância do trabalho conjunto da Prefeitura de Caxias com o Governo do Estado no combate ao Aedes Aegypti. “É muito bom poder presenciar o Governo do Estado entrando nos bairros e ajudando na prevenção das arboviroses, pois sabemos que esse período pós chuvas é quando o número de doenças aumenta. O governo está aqui para passar os próximos 15 dias trabalhando na prevenção das doenças causadas pelo Aedes Aegypti”, finalizou.