Nessa segunda-feira (13), foi aberta a 4ª turma do Curso de Microempreendedor Individual, realizada na Escola Jadhiel Carvalho, no bairro Teso Duro. O curso beneficia pessoas cadastradas no CadÚnico ou que recebam o Auxílio Brasil. A turma tem 36 alunos.

“A qualificação é importante em nossa vida. Eu quero abrir meu próprio negócio e trabalhar no que tenho vontade. O meu setor é uma lanchonete”, frisa Erielton Oliveira, aluno.

“Eu quero abrir algo para trabalhar em casa e gerar renda, assim como aprender a administrar meu próprio dinheiro”, disse Laiane Sousa, aluna.

A parceria da Prefeitura de Caxias, com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxais (MA), envolveu a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) tanto no processo de inscrição no CRAS Bacuri, quanto no oferecimento da estrutura da escola para que as aulas aconteçam.

“As pessoas que estão aqui são referenciadas pelo CRAS Bacuri, nós acreditamos que daqui sairá uma nova perspectiva de vida, pois elas só precisam de um incentivo”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O curso tem 160 horas e visa desenvolver habilidades e competências empreendedoras para os alunos, impulsiona a geração de renda em Caxias, além de desenvolver o aprendizado no eixo do empreendedorismo.

“O público são pessoas dos bairros Bacuri, Teso Duro e Eugênio Coutinho. Os alunos irão ter aulas de Marketing e saber como modelar o próprio negócio. Aqui eles terão o passo a passo de como se organizar para empreender”, destaca Luís Moraes, coordenador dos Programas do Bolsa Formação do IFMA.

Francyane Barradas realizou a aula inaugural com a palestra intitulada “Transformando o Mundo através do Empreendedorismo”.

“O curso fala de oportunidades e necessidades. O empreendedorismo transforma o meio onde está inserido. A ideia é aprender a lidar com o dinheiro e a forma conceitual de empreender. Na vida temos que assumir riscos calculados para poder fazer o próprio negócio expandir”, lembra Francyanne Barradas, palestrante.