A Maternidade Carmosina Coutinho, também conhecida como ‘Maternidade da Vida’ comemorou 14 anos de serviços prestados à população de Caxias e região. A unidade conta com atendimento de emergências obstétricas, serviço de pronto atendimento, parto, UTI neonatal, internação, tratamento clínico, teste de triagem neonatal. Além de serviços como registro de nascimento e banco de leite.

Em média, a Maternidade Carmosina Coutinho realiza mais 400 partos mensais. Durante os últimos anos, o trabalho desenvolvido na unidade ganhou destaque nacional pela redução da mortalidade materna-infantil, através do desenvolvimento da Planificação em Saúde realizada no município.

Márcia Santos, diretora da Maternidade Carmosina Coutinho, ressaltou o trabalho desenvolvido pela unidade. “Nesses 14 anos, a Maternidade Carmosina Coutinho vem crescendo e evoluindo bastante. Nós estamos passando por um processo, junto ao Ministério da Saúde, em que foram realizados diversos treinamentos com profissionais da unidade com objetivo de qualificar e melhorar o atendimento. Durante a pandemia, tivemos momentos difíceis para a unidade por conta das gestantes, mas conseguimos avançar, passamos por todo esse período. Estamos sempre buscando melhorar, através de protocolos e organização, e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem colaborado muito com isso, estamos mostrando o nosso melhor“, destacou.

Durante a comemoração, foi realizada uma celebração de agradecimento. Luís Fernando, ministrou a celebração e falou sobre a importância da maternidade. “Hoje, a Carmosina Coutinho está completando mais um ano de existência e estamos aqui para pedir a benção de Deus para os funcionários e para a unidade. A Maternidade é um local onde se gera vida, aqui as mulheres são acolhidas e passam por todo processo até terem seus filhos nos braços. Quando a gente pensa na maternidade, também pensamos em Deus”, disse.

Marinete da Conceição, recepcionista da unidade, ressaltou a gratidão de trabalhar na Maternidade. “Nesses 28 anos em que eu trabalho na saúde, eu vi e ajudei muitas mães. Trabalho desde o Hospital Sinhá Castelo, depois mudei aqui para a Carmosina Coutinho e até hoje estou aqui. É um trabalho muito gratificante, eu gosto do que faço que é acolher as mães, me sinto muito feliz”, conta.

Francileia da Silva, mãe de 4 filhos, ressaltou o atendimento que recebeu na Maternidade durante todas as suas gestações. “Tive todos meus filhos aqui na Maternidade Carmosina Coutinho. Sempre fui bem atendida, bem tratada e acolhida”, disse.

Palavras chaves: ,