A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e por intermédio das equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município, iniciou na madrugada da última quinta-feira (16), o 2º ciclo da Campanha de Nebulização contra o Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

As ações seguem pelas mesmas localidades onde aconteceu o primeiro ciclo. Segundo dados da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no primeiro momento o trabalho foi realizado em 15 bairros, totalizando 643 quarteirões e 20.119 prédios nebulizados, beneficiando as residências de 58.345 pessoas com mais segurança contra as arboviroses.

Durante a campanha está sendo utilizado um novo tipo de inseticida, chamado de Cielo ULV, que tem baixa toxicidade para seres humanos e animais domésticos. O coordenador da UVZ, Natanael Oliveira, falou sobre a utilização do inseticida. “Estamos aplicando um novo produto que o Ministério da Saúde escolheu para o combate ao Aedes Aegypti, é uma nova fórmula que está sendo aplicada aqui em Caxias. É importante ressaltar que não estamos fazendo testes, pois trata-se de um produto novo que já foi utilizado em outros estados para o combate ao vetor das arboviroses”, frisou.

O coordenador também repassou orientações para a população. “Contamos com a contribuição de todos, pedimos que abram suas portas e janelas, caso não haja essa possibilidade, não há nenhum problema, porque as partículas caem em cima do telhado e adentram sobre as residências. Tenho certeza que iremos ter um grande impacto na eliminação dos vetores adultos”, disse Natanael dos Reis.