Caxias revive tradições na 6ª edição do maior São João do interior do Maranhão, o São João Que a Gente Quer, promovido pela Prefeitura de Caxias (MA), no Parque da cidade. São três espaços de apresentações artísticas e culturais, além de shows de bandas locais, regionais e nacionais.

Na segunda noite do evento, passaram pelo tablado o Carimbó Flor de Liz, Quadrilha Caipira Mirim, Boi Canário Verde, quadrilhas caipiras Estrela Junina e os 100 Futuro, além da Dança do Lili.

Para a integrante do Boi Canário Verde, a índia Nara Maria Ribeiro, voltar aos palcos depois de dois anos sem São João presencial, devido as restrições da pandemia da covid-19, é maravilhoso.

“É muito maravilhoso estar aqui no palco novamente durante o São João, para quem gosta de dançar, parece que a gente revive emoções, o coração acelera, é emocionante estar dançando para esse público aqui presente no parque da cidade”, ressalta a dançarina.

Com todo o seu gingado, também passou pelo tablado na segunda noite do São João Que a Gente Quer, a Dança do Lili, tipicamente caxiense, que este ano comemorou 37 anos de história divulgando a cultura do maranhão. A dança resgata os costumes do homem do campo.

“Agradecemos ao Prefeito Fábio Gentil e o secretário de Cultura, Léo Barata, pela oportunidade de mais uma vez estar se apresentando no São João. Recentemente, o secretário iniciou um projeto que vai tornar a dança do Lili patrimônio histórico aqui de Caxias.  A gente só tem a agradecer essa gestão que vem apoiando o grupo, levando a nossa dança em outros municípios e estados”, elogia o integrante da organização da Dança do Lili, Carlos Márcio.

Na Vila Junina montada no Parque da Cidade, o visitante tem a oportunidade de conhecer o largo de São Benedito, um dos pontos turísticos da cidade. No espaço, o visitante pode reviver a tradição do passeio pela praça, conhecer locais que marcaram a história da Princesa do Sertão como o Cabaré da Diracy, a Farmácia São Benedito e União Artística Caxiense.

No espaço o visitante também aproveitou pra curtir o bom Forró Pé de Serra ao som de Joãozinho Sanfoneiro. Passaram pelo local a Dança do Lili Mirim e a Banda Skema 4.

E no palco principal, encerrando a segunda noite no São João Que a Gente Quer, as bandas Lampião e Tiozinho do Piseiro.