A Prefeitura de Caxias promove a 6ª edição do São João Que a Gente Quer, reunindo o melhor da diversidade cultural do Maranhão. Até o dia 29 de junho, no Parque da Cidade, o público vai matar a saudade de uma das festas mais bonitas do Nordeste. Serão 13 noites de festividade, com apresentações artísticas e culturais, shows de bandas locais, regionais e nacionais, além do melhor da culinária típica do período junino.

Nesse domingo (19), na 3ª noite do São João Que a Gente Quer, os destaques foram: o Carimbó Vem Comigo; Tribo Maculelê; Quadrilha Caipira Explosão Junina e os Pimentinhas, as apresentações foram no tablado, atraindo olhares e muitos sorrisos de centenas de pessoas presentes no Parque da cidade.

“Está sendo impressionante. Eu tenho muito gosto por quadrilhas, brinco desde os 6 anos de idade. A quadrilha Os Pimentinhas quando começou, os representantes só tinham 7 anos, agora já estão adultos. Outra quadrilha mirim está sendo organizada, estamos resgatando a cultura”, frisa Francisca, representante da Quadrilha Os Pimentinhas.

“Nós somos do bairro Volta Redonda. A Quadrilha existe desde 2016, há 4 anos participamos do São João Que a Gente Quer. Ensaiamos bastante para estar aqui”, disse Jerson Borba, representante da Quadrilha Junina Explosão Junina.

“Nosso objetivo é resgatar todas as crianças, adolescentes e jovens. O nosso Carimbó vai continuar”, disse Mauro, produtor cultural do bairro Campo de Belém.

Para o integrante do Tribo Maculelê, Daniel Ribeiro, conhecido como professor Traquino, o festejo junino faz parte da vida do nordestino. “Nós gostamos do festejo junino, tá no sangue. Todos nós já brincamos Quadrilha, Boi e Lili, enfim, diversas danças. Com esse tempo parado foi como se estivesse amarrado a alma do Nordestino, voltar a se apresentar no São João é como se a gente estivesse livre novamente, manifestando a nossa dança, o nosso trabalho”, ressalta o integrante.

Depois de dois anos sem São João presencial, o caxiense aproveita intensamente cada noite do São João Que a Gente Quer. “É um sentimento inevitável estar aqui, vivendo o São João depois de dois anos de pandemia. Nós estamos revivendo o que a gente sempre sentiu durante a festa junina, é um prazer estar aqui novamente no Parque da cidade, uma das melhores festas do Maranhão”, elogia o brincante Marcelo Assunção.

Este ano, a proposta do São João Que a Gente Quer é que o visitante possa reviver tradições, seja por meio da vila junina montada, das músicas ou de danças que trazem o talento e o encanto do artista maranhense.

Além da valorização da cultura, o Parque da Cidade está preparado com segurança e serviços de saúde. “Organizar toda essa festa é de grande valia. Todo mundo está dando o melhor. Este ano, nós procuramos valorizar a nossa cultura. Bois que recebiam R$ 5 mil, estão recebendo R$ 10 mil. Nós fizemos um consórcio cultural com os empresários de Caxias, e a ideia é possamos dar um impulso a mais aos bois de Caxias”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Um dos personagens da Vila Junina, Padre Ambrósio, diverte o visitante presente no Parque da Cidade. “Muita gente vem aqui visitar a vila, tirar foto e conhecer de perto prédios símbolos de Caxias, revivendo a história da cidade”, destacou.

Muita gente aproveita a 6ª edição do São João Que a Gente Quer para ganhar uma renda extra e fazer a alegria de quem adora as deliciosas comidas típicas este período. Mais de 100 barracas e isoposeiros trabalham no evento.

“Nossa barraca está tendo muitas vendas, a procura está grande. O São João Que a Gente Quer está uma maravilha”, ressalta a dona de barraca, Raiane Nepomuceno.

Abrindo os shows no palco principal na terceira noite do São João, Jeferson Costa e banda esteve com o melhor do forró do Nordeste, fazendo todo mundo dançar coladinho, passando pelos clássicos interpretados pelos principais nomes da música maranhense e nordestina. Romim Mahta, que é considerado a voz dos paredões destacou tanto as composições próprias, como os sucessos da atualidade com a mistura de ritmos, Piseiro, Forró e Sucessos do TikTok, além interpretar os sucessos que atualmente fazem a cabeça da galera como Safadão, João Gomes, Tarcísio do Acordeon, dentre outros nomes.

“É uma responsabilidade, porque temos que fazer valer ao público que espera esta data. Nós preparamos um repertório e vamos fazer a festa para essa galera. Meu Prefeito Fábio Gentil, muito obrigado”, destaca Romim Mahta, cantor.