A 4ª noite do São João Que a Gente Quer também atraiu muitos espectadores para prestigiar as atrações que foram 100% locais nessa segunda-feira (20). Na Vila Junina, as apresentações ficaram por conta dos Calangos Pé de Serra, Capoeira Balanço da Ginga e Chiquinho do Violão.

As animações das Quadrilhas, o Cacuriá e a Junina Estilizada foram apresentadas no tablado montado para as apresentações. As quadrilhas caipiras Os Pimentinhas Mirim e Brilho da Noite Mirim foram as primeiras atrações da noite.

“Os Pimentinhas já existiam, mas esse é o primeiro ano que estamos apresentando aqui. As crianças são dos bairros Caldeirões e Tamarineiro”, disse Francisca, organizadora da Quadrilha Os Pimentinhas.

“É uma satisfação ver as crianças participando, porque não podemos deixar a nossa cultura morrer”, disse Lucilene Maria Santos, tia de criança participante.

“Foi muito bom, participei pela primeira vez”, disse Willian Sena, aluno da escola Belmiro de Paiva da Quadrilha Os Pimentinhas.

“Foi muito animado, esperei demais por esse dia”, disse Idelvan Rodrigues, da Quadrilha Os Pimentinhas.

“Nós temos aulas de dança e aeróbica, atendemos à comunidade. Temos uma parceria com o município e com as Secretarias de Assistência Social e de Cultura”, disse Dos Reis, organizadora da Quadrilha Brilho da Noite do Clube de Mães da Volta Redonda.

As mulheres do bairro Trezidela caíram na dança apresentando o Baião. “O grupo foi criado em 2016. Quero agradecer a todos por estar dando esse espaço e essa força para nós”, disse Maria as Graças, fundadora do Baião das Mulheres da Trezidela.

O Cacuriá de Dona Roxinha também se apresentou e mostrou toda a referência com o Cacuriá de Dona Teté, seguindo a tradição na Região dos Cocais por meio da Associação Folclórica da Junina Sai de Baixo.

“Eu sempre fui admiradora do Cacuriá de Dona Teté. Nós conversamos e pedimos autorização para continuar por aqui. O Cacuriá tem dois anos”, disse Dona Roxinha, fundadora.

A dançarina e coreógrafa Valdéria Mirele mostrou a alegria em uma apresentação solo no tablado do Parque da Cidade. “Atualmente estou na Beija Flor dos Cocais de Caxias, coreografando a Junina Raio de Sol de Alto Alegre e Estrela da Manhã de Igarapé Grande. É muito legal estar em Caxias, foram 2 anos sem o São João presencial, convidamos todos a virem para o  Parque da Cidade prestigiar essa linda festa”, frisa Valdéria Mirele, coreógrafa.

A Junina Estilizada Beija Flor dos Cocais fez uma grande participação e saiu em defesa das Quebradeiras de Coco com o tema ‘”Encantadeiras”.

“O espetáculo Encantadeiras é inspirado nas quebradeiras de coco. Nós fomos em busca para saber como elas vivem, vimos a situação de perto e fomos ao município de Rosário em uma parceria com o Quilombo Boa Vista. Trouxemos peças que foram produzidas no próprio quilombo, como os medalhões. Estamos pedindo essa liberdade nas terras privadas que elas tanto clamam, pois elas querem coletar o Babaçu. Hoje são mais de 135 mil mulheres quebradeiras de coco no Maranhão que buscam o sustento”, disse Rogério Lima, puxador da Junina Beija Flor dos Cocais.

Fechando a noite, GF e Banda Estilizada cantou os sucessos do passado apostando no chamado Forró das Antigas e também em músicas atuais que estão na boca do povo.

“Nós estamos trazendo um repertório atualizado com músicas novas e forró das antigas. Quero agradecer ao prefeito Fábio Gentil e a Secretaria de Cultura pela valorização aos artistas da terra. É muito importante nós caxienses abraçarmos essa festa”, disse Giovani Filho, cantor.

O São João Que a Gente Quer, promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico segue até 29 de junho de 2022. Todos os caxienses e visitantes são convidados a prestigiar as apresentações no Parque da Cidade, todas as noites a partir das 18h30.