A Prefeitura de Caxias, encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 025, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações aos Servidores Públicos Municipais titulares dos cargos de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Combate às Endemias (ACEs). Nessa segunda-feira (20), por unanimidade, os vereadores aprovaram o plano, garantindo melhores remunerações para as categorias.

O Projeto de Lei foi trabalhado pela Prefeitura de Caxias, por meio da Procuradoria do Município, Secretaria Municipal de Saúde, além da Câmara Municipal e Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, como destacou o vereador Ximenes, que propôs o projeto na Câmara e agradeceu a gestão municipal por realizar todos os estudos de impacto na folha de pagamento do município.

“Esse projeto cria o Plano de Cargos e Carreiras dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. É uma luta travada há alguns anos. Fizemos várias reuniões de grande importância para as vidas de todos vocês. Queremos agradecer a equipe da Procuradoria do Município, que colocou vários técnicos à disposição do Sindicato para elaborarmos a minuta. Nós estamos aprovando uma lei que foi trabalhada pelo prefeito Fábio Gentil, a quem queremos agradecer também. Na última reunião tivemos também a participação da deputada Daniella. Nós não tínhamos dúvidas de que os vereadores votaram a favor. Os agentes comunitários de saúde estão de parabéns”, afirma Ximenes, vereador.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, destaca a importância da conquista para a categoria. “Foi um marco à aprovação do Plano de Cargos, uma luta antiga. Agora junto ao nosso prefeito Fábio Gentil e com uma enorme contribuição do vereador Ximenes, nós conseguimos êxito e estamos comemorando essa grande vitória para toda a nossa categoria. Essa vitória não é só minha enquanto presidente da direção atual, como também das que vieram antes da gente e possibilitaram que conseguíssemos essa vitória”, frisa Luiz César, presidente dos Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

“Nós conseguimos aprovar o nosso Plano de Cargos, Carreiras e Salários à base de muita luta e conversa. Nós estamos felizes, toda a categoria está satisfeita. Nós queremos agradecer a Deus, ao vereador Ximenes e ao prefeito Fábio Gentil que enviou o projeto para a Câmara. Estamos conseguindo uma vitória de suma importância para a nossa categoria”, disse Daniel Augusto de Miranda, delegado do Sindicato dos Agentes de Endemias.

“É com muita alegria que comemoramos a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos ACSs e ACEs, servidores que ocupam o cargo de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias no município de Caxias. Estes que compõe o quadro de servidores públicos e prestam um trabalho essencial de prevenção e promoção nas ações de saúde voltadas para a população caxiense. Sem dúvidas, este ato é o mais justo reconhecimento ao trabalho e dedicação das categorias. A todos vocês o nosso muito obrigado”, ressaltou Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.