A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Unidade Regional de Educação (URE), realizou reunião no auditório do Colégio Antônio Rodrigues Bayma, para debater sobre o Pacto de Aprendizagem, que visa fortalecer o regime de colaboração entre o Governo do Estado e o município de Caxias, com a finalidade de reverter os possíveis prejuízos de aprendizagem dos estudantes causados pela pandemia da covid-19.

Na oportunidade participaram professores, técnicos, gestores e coordenadores. Maria de Nazaré Cunha, coordenadora da UIM Rio Preto, localizada no Povoado Caxirimbu, destacou os benefícios que vão repercutir dentro da unidade de ensino. “É importante termos momentos como este, pois sabemos que a educação passou por momentos difíceis. E com o Pacto de Aprendizagem do ano de 2022, por meio de estratégias novas, poderemos reverter as perdas educacionais decorrentes da pandemia da covid-19″, frisou a coordenadora.

A gestora adjunta Elenilde Fernandes, da UEM Lourdes Feitosa, avalia de forma positiva às tratativas abordada na reunião. “As abordagens e formas estratégicas de melhoras do ensino será muito útil para todos os gestores, coordenadores e professores. É uma discursão necessária para o bem comum, que é a educação de qualidade”, disse.

A técnica da SEMECT, Carla Costa, que está como articuladora pedagógica municipal e à frente da formação para esses profissionais da educação, destacou a importância do pacto para melhorar os índices comprometidos durante a pandemia. “O Pacto é um termo de cooperação técnica celebrado entre o Estado e o município, onde se trabalha os índices de alfabetização, e como podem ser melhorados. O pacto surgiu para trabalharmos a formação dos gestores, coordenadores, professores e técnicos da SEMECT, para que todos juntos busquem a melhoria dos índices educacionais”, destaca.

A gestora pedagógica da SEMECT, Joselma Coelho, destaca os benefícios do Pacto de Aprendizagem 2022. “Essa é uma parceria muito importante destinada aos gestores, adjuntos e também aos professores, para que o trabalho de alfabetização seja eficiente, alcançando uma assim uma educação mais eficiente. Esta é a pretensão da secretária Ana Célia Damasceno e também do prefeito Fábio Gentil”, concluiu.