A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Secretaria Adjunta de Esporte e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), abriu oficialmente a 43ª edição dos Jogos Escolares de Caxias. O Ginásio de Esportes Governador João Castelo recebeu um expressivo público com milhares de jovens, pais, mães, professores, treinadores e gestores para prestigiarem de perto a retomada dos jogos com grande festa.

“Eu vim assistir minha neta da Escola Bayma. Essa volta é muito importante, porque foram 2 anos sem participar, desejo que seja uma boa competição”, disse Luzia Pereira, avó.

Foram inscritas 58 escolas entre municipais, estaduais e federais, perfazendo um total de 2.354 jovens inscritos. “Caxias precisava de uma abertura como essa, a 43ª edição dos Jogos Escolares de Caxias (MA). Hoje está sendo um dia ímpar, pois estávamos com 2 anos sem os jogos, todo o secretariado contribuiu para que pudéssemos estar fazendo esta grande abertura”, disse Adelson Pedrosa, secretário municipal adjunto de Esporte.

A abertura foi emocionante com a entrada de todos os atletas, logo depois, a entrada dos pavilhões representando cada escola. Durante a execução do Hino Nacional, foi lindo de ver que todos cantavam junto. Logo depois, houve o acendimento da Pira Olímpica, dando início de fato à competição, seguido da declaração da abertura pelo Prefeito Fábio Gentil. Uma performance da Escola de Dança de Caxias, também encheu os olhos dos espectadores.

A solenidade foi acompanhada também pelos secretários municipais, vereadores, autoridades civis e militares, que fizeram questão de estar presente. “Hoje estamos comemorando esse histórico evento. Esporte é vida, precisamos valorizar cada vez mais. Depois da vacina, hoje é possível a gente comemorar esse evento. Que vença o melhor, com respeito a todos os atletas, e que todos possam fazer dessa oportunidade um momento de agradecimento pela vida”, disse Teódulo Aragão, Presidente da Câmara Municipal.

“Nós sabemos que o esporte é vida. A Prefeitura de Caxias está de parabéns. Os jovens estão felizes por essa abertura”, disse Charles James, vereador.

“Caxias está de parabéns, os jogos da nossa cidade são os melhores”, frisa Darlan Almeida, vereador.

“Graças a ciência e aos profissionais de saúde temos os melhores índices de vacinação. E, por conta disso, está sendo possível realizar uma festa bonita como essa. Então, viva a saúde, viva Caxias, viva os JECS”, destaca Mário Assunção, vereador.

Durante os discursos das autoridades, o Prefeito Fábio Gentil e a Deputada Estadual, Daniella, ressaltaram a importância da retomada dos jogos, depois de 2 anos parados. Em momento emocionante, o prefeito Fábio Gentil fez uma volta olímpica acompanhado de uma criança com deficiência física, demonstrando que os Jogos também são marcados pela inclusão.

“Após uma grande temporada parados, hoje nós retomamos com força total. Os Jogos Escolares vêm com essa energia total da nossa juventude. Através da educação a juventude cresce, e por meio do esporte, vencemos as distrações. Esse é um momento inefável”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“As crianças estão reaprendendo voltar às aulas e participar do conteúdo em si. O esporte é vida, é um prazer receber os alunos nesse momento de comunhão”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Eu fiquei muito emocionada, lembrei do meu período de jogos. Confesso que nunca tinha visto uma abertura tão emocionante e dessa magnitude. Como sempre a Prefeitura continua surpreendendo e nos incentivando a investir ainda mais no esporte”, disse Daniella, Deputada Estadual.

“Um momento como esse é ímpar. Estou saindo daqui muito feliz. Nós conseguimos vencer a pandemia e trazer de volta a alegria da população. Eu tenho certeza que Caxias vai mostrar o quão grandioso são os Jogos Escolares da nossa cidade. Quem planta amor, colhe o melhor sentimento”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Nesta edição, 4 praças esportivas serão utilizadas nos Jogos Escolares, o Ginásio João Castelo, Ginásio de Esportes do Eugênio Coutinho, Ipem e Mundico Santos (Nova Caxias), esses ginásios irão receber os confrontos da maioria das modalidades esportivas, que somam a um total de 14 modalidades, dentre elas: Taekwondo, Futebol de Campo, Badminton, Voleibol, Atletismo, Basquete, Dama, Tênis de Mesa, Queimada, Xadrez, Beach Soccer, Vôlei de Areia, Handebol e Futsal. Os jogos escolares vão de 23 a 30 de junho, envolvendo escolas tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

“É uma expectativa muito grande para nós do Taekwondo, que estamos participando pela terceira vez. Nós estamos batendo o nosso recorde com mais de 100 atletas”, disse Adriana Letícia, atleta.

“Os Jogos já são um sucesso. Nós sabemos que os Jogos é uma iniciação das categorias de base. Então, queremos agradecer aos gestores por mais esta edição. Sabemos que os Jogos são inclusivos. Que vença o melhor”, disse Antônio Costa, professor.