A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua investindo em melhorias para a saúde do município. Nesta semana, a Maternidade Carmosina Coutinho recebeu novos e modernos equipamentos, que irão auxiliar a equipe da unidade para um atendimento mais eficiente.

Os equipamentos recebidos pela unidade foram dois aparelhos de cardiotocografia, que servem para o monitoramento da gestação nas semanas que antecedem o parto através da ausculta e visualização dos batimentos cardíacos fetais, da contração uterina e dos movimentos fetais; além de duas incubadoras, que permite que o bebê prematuro, com baixo peso ou que tenha outras deficiências possua um ambiente propício para completar seu amadurecimento.

Foram adquiridos ainda três berços aquecidos, equipamento essencial para UTI Neonatal, pois é um dispositivo de aquecimento corporal que fornece calor ao corpo do recém-nascido, ajudando a manter a temperatura do corpo e limitar a taxa de metabolismo. Além de um carro de anestesia, que auxilia e oferece assistência durante cirurgias, fazendo com que pacientes inconscientes ou durante a anestesia geral sejam mantidos com as vias aéreas desobstruídas.

A diretora da Maternidade Carmosina Coutinho, Marcia Santos, frisou a preocupação da gestão na melhoria dos serviços de saúde e destacou a importância desses equipamentos para a unidade. “É uma aquisição excelente e sabemos do compromisso que a Prefeitura de Caxias tem com a Maternidade. Precisamos cada dia estar lutando para melhorar o atendimento, garantindo assim um serviço mais eficiente para nossas gestantes e bebês”, disse.

A unidade também recebeu dois aparelhos de emissões otoacústicas, para realização do teste da orelhinha, exame que serve para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição, sendo possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

“O teste da orelhinha é realizado por uma fonoaudióloga, com a chegada dos equipamentos iremos conseguir fazer de todos os bebês que passarem pela unidade e com isso conseguiremos ter uma média de 300 procedimentos durante um mês, entre 5 a 10 crianças por dia”, frisou Marcia Santos, diretora da unidade.