A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou no Mirante da Balaiada, o encerramento do Seminário Sistema Municipal de Ensino em Acervo. O Seminário deu subsídio às escolas que agora contam com o Regimento da Rede Municipal, Currículo Municipal e um Livro Elaborado por professores da Rede Municipal sobre a história e geografia de Caxias.

“O Seminário subsidiou as escolas no que diz respeito ao aspecto normativo, que é o regimento do município, o currículo municipal, que é a proposta, e um livro produzido por professores de Caxias. Esse livro faz parte do currículo diversificado. Porque o currículo é formado por uma Base Nacional Comum e pela parte diversificada, e nessa parte diversificada o livro integra o nosso currículo em nossas escolas. Tem um livro do 6º ao 9º ano e tem um livro para os anos iniciais”, lembra Socorro Brito, coordenadora de Currículo, Normatização e Políticas Públicas.

Os nossos autores, professores de história, geografia e educação ambiental hoje estão entregando um livro da nossa história e geografia e nossa cultura caxiense. Era um sonho de muitos professores. E, agora, estamos construindo um novo momento para a nossa cidade”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

A obra lançada durante o evento foi produzida pelos professores caxienses que integram a rede municipal de educação. Intitulado: “Caxias, conhecendo o meu município – estudos regionais”, a obra traz conhecimentos em dois volumes, sobre a história e geografia de Caxias, voltada a estudantes do ensino fundamental. O livro está ilustrado com fotografias de David Sousa, fotógrafo caxiense.

“A participação que a gente teve, é justamente essa de mostrar ao leitor o aspecto natural de nossa cidade, a questão paisagística. É um livro bem prático, com muitas imagens. Na divisão dos capítulos temos os aspectos naturais, a população, a cultura, história e muitos outros temas”, destaca Nozei Gonzaga, professor e um dos autores do livro.

O livro é fruto de uma necessidade do município e dos professores de história. Faltava um alinhamento, para que as escolas não trabalhassem de forma dispersa. A gente pensou em um livro que fale sobre a história, geografia e patrimônio, além da questão ambiental e os poderes municipais. A gente fala da governança do nosso município também”, lembra Ana Maria, professora de história e uma das autoras do livro.

É importante que a pessoa saiba do lugar onde vive para que ele possa se identificar como participante desse lugar. Uma pessoa que sabe de onde veio, sabe seu lugar na sociedade“, frisa Teresinha Coimbra, professora e uma das autoras do livro.

Para quem atua na docência na rede municipal, é pesquisador ou apenas um observador da cena literária em Caxias, percebe que o livro supre uma lacuna que existia em Caxias no campo educacional.

“É um tesouro que tem nas mãos dos alunos. Você só protege o que você conhece. O aluno vai poder conhecer a cidade, vai amar a cidade e aí sim, ele vai ser um dos defensores da cultura de Caxias (MA)“, reforça Ezíquio Barros, presidente da Academia Caxiense de Letras (ACL).

É um livro feito por professores locais focado na geografia do próprio município, então, o aluno da rede municipal vai estudar a história e geografia de Caxias. Então, é maravilhoso e esperamos que os estudantes aproveitem esse livro”, destaca Elizete Ribeiro, professora.

Esse livro é tão importante porque trata da história de Caxias. Os futuros concursos terão este livro para que as pessoas possam responder as questões. É um lançamento muito importante. A secretária, juntamente com o prefeito estão de parabéns”, parabeniza Teódulo Aragão, Presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA)