A escola João Viana no bairro João Viana realizou nessa terça-feira (28), o Arraial tradicional da escola, com grande participação dos alunos. Os estudantes apresentaram diversas danças como o Xote, Dança do Côco, Quadrilhas Juninas, dentre outras manifestações populares e contou  com a colaboração de professores da unidade de ensino.

“A gente está comemorando os festejos juninos com várias apresentações, como: Dança da peneira, dança da fita, dentre outras. Já é uma tradição, onde a gente prestigia os trabalhos dos nossos professsores e os nossos alunos, além da comunidade”, frisa Antônia Cardoso, gestora escolar.

A comunidade também participou ativamente, até mesmo interagindo e compartilhando conhecimentos. Francilene Oliveira, moradora do Bairro João Viana, ensinou a dançar mulher rendeira.

São danças tradicionais e a gente lembra a vida capirira. Eu achei muito bom ensinar as professoras”, lembra Francilene Oliveira, moradora do João Viana.

Nós trabalhamos 7 atrações juninas. O nosso objetivo é valorizar a cultura, tanto caxiense, como algumas regionais. Depois desses dois anos de pandemia, nós sentimos a necessidade de trabalhar a cultura e fazer com que eles participassem desse momento”, disse Tatiane Aguiar, professora.

O arraial foi movimentado e teve ainda, a  venda de comidas típicas e bazar solidário para projetos sociais da escola.