Foram 13 de noites de muitas alegrias, manifestações culturais e diversas apresentações com: Capoeira, Maculelê, Dança do Lili, Cacuriá, Carimbó, Teatro, Humor, Quadrilhas Caipiras e Estilizadas, e claro, muitas músicas com cantores locais, regionais e de renome nacional.

A última noite do São João Que a Gente Quer, no Dia de São Pedro e véspera do Dia Nacional do Bumba Boi, começou com as apresentações na Vila Junina: Pé de Serra Trio Maranhense, Espetáculo Teatral – Fábrica dos Sonhos e Skema Marcos e Agnel.

Para celebrar o Dia Nacional do Bumba Boi, que é comemorado em 30 de junho, o Boi Brilho da Alegria colocou o batalhão no tablado com seus 11 anos de história, sendo que em 2022 celebra a transformação para o Boi de Orquestra.

“Graças a Deus com nossa a força de vontade e muito esforço, estamos conseguindo manter viva a nossa cultura. Com os apoios, a gente consegue mudar muitas vidas”, disse Raynara Rocha, presidente do Boi Brilho da Alegria.

No tablado, o Carimbó Vem Comigo do bairro Campo de Belém, abriu as apresentações. Logo depois, teve início as apresentações das Juninas que fizeram parte do Festival de Quadrilhas da Região dos Cocais. A Junina Buscapé de Timon (MA), abriu com o tema “A chama mais forte do São João”; a Renascer do Sertão de Codó (MA), trouxe como tema “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, dialogando com a literatura; já a Junina Sai de Baixo de Caxias, com o tema “Aboiar – A saga do vaqueiro”, prestou uma homenagem ao Luís do Boqueirão, que se tornou um santo milagreiro, a junina recebeu reverências da população em Caxias (MA); a Junina Unidos da Vila, fez uma homenagem ao Reggae com o tema “Da Jamaica ao Maranhão – Viva o Reggae no São João”.

Este ano não houve competição, apenas uma mostra das Juninas. “Eu acho que sem competição une ainda mais os grupos”, destaca Raylane Kelma, Junina Sai de Baixo.

“Nós temos 21 componentes e 3 anos de existência. Começamos como caipira e agora estamos como estilizada. Nós amamos o Reggae”, disse Beatriz Santos, representante da Junina Unidos da Vila de Codó (MA)

“Nossa temática é Vidas Secas, é um tema que já estava guardado, nele tem um pouco de tudo, crítica social, preconceito e fala um pouco sobre uma família de retirantes que passa um tempo viajando a procura de vida digna. Muitas famílias ainda buscam um lugar na sociedade. É um espetáculo incrível”, frisa João Vitor, representante da Junina Renascer do Sertão Codó (MA).

No palco principal do Parque da Cidade se apresentaram: Nicka e Banda e a atração mais aguardada, Washington Brasileiro. O Parque da Cidade ficou pequeno para abrigar tanta gente. Milhares de caxienses e visitantes compareceram para prestigiar, cantar e dançar no Show do Fera do Forró, que apresentou músicas antigas e atuais.

“Eu quero agradecer à Prefeitura de Caxias. Cabeludo, estamos juntos e misturados”, disse Nicka.

“Eu quero agradecer ao Prefeito Fábio Gentil, a Secretaria de Cultura e ao Governo do Maranhão. Eu estava com muita saudade. Muito obrigado Caxias, vocês são o show”, disse Whashinton Brasileiro, cantor.

O São João Que a Gente Quer “Revivendo Tradições” é promovido pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, e este ano contou com mais de 50 atrações. A Gestão Municipal aumentou os cachês das Quadrilhas e atrações culturais de Caxias (MA), buscando valorizar o artista local.

O prefeito Fábio Gentil e a Deputada Estadual Daniella, estiveram no encerramento do São João Que a Gente Quer e destacaram a dedicação e esforço de todos que integram a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, bem como, o compromisso de continuarem valorizando a cultura em Caxias e região.

“Encerramos o São João Que a Gente Quer no Parque da Cidade. Quero agradecer a Deus por voltar a realizar essa festa depois de 2 anos, nós executamos com muita determinação e ousadia também. Agradeço a Deputada Daniella pelo grande apoio, ao Prefeito Fábio Gentil e ao povo que transformou essa festa no Maior São João do Interior do Maranhão”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Estamos aqui com várias atrações locais e regionais. É muito bom estar ao lado do povo nessa grande festa realizada pela Prefeitura de Caxias (MA). A Gestão Municipal e o Prefeito Fábio Gentil estão de Parabéns”, disse Daniella, Deputada Estadual.

“Além da cultura, montamos uma força de segurança para dar mais tranquilidade para as famílias. Nós visitamos os barraqueiros e isoposeiros, mais de 100 famílias tiveram a oportunidade de ganhar uma renda extra. Nós valorizamos a cultura e vamos continuar fazendo isso. O São João de Caxias é cultura e oportunidade de renda para a família caxiense. Quero agradecer a você por essas 13 noites com muita paz e tranquilidade no nosso São João”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).