A Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria do Estado de Saúde, e por intermédio das equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), finalizou a Campanha de Nebulização contra o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus no município.

O trabalho foi divido em 3 ciclos que foram desenvolvidos em 15 bairros de Caxias. Durante a ação, as equipes utilizaram carros adaptados com bombas de Ultra Baixo Volume (UBV) e bombas costais para borrifar o inseticida Cielo ULV, que possui baixa toxidade para humanos e animais domésticos, nas localidades.

Natanael dos Reis, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), falou sobre as próximas medidas de combate ao Aedes Aegypti no município após a campanha. “Iremos fazer uma avaliação do trabalho que nós realizamos, utilizando instrumentos que são preconizados pelo Ministério da Saúde, como exemplo as armadilhas. Nos reunimos com o grupo de controle das arboviroses, juntamente com o laboratório de entomologia e a representante do Núcleo de Educação em Saúde, onde levantamos questionamentos no sentido de podermos aplicar ações contínuas e para isso vamos fazer um levantamento que será encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde, que nos dará o suporte adequado para mover as ações após a realização das ações de nebulização em Caxias”, explicou.

O coordenador também alertou que, mesmo com as ações do município para o combate ao mosquito, a população deve colaborar evitando práticas que possam proliferar o Aedes Aegypti. “É importante que a sociedade seja nossa parceira para que a gente tenha êxito nas nossas ações. Nós fizemos a nossa parte com serviço de nebulização para baixar incidência do aedes aegypti, chegou a sua vez”, frisou Natanael dos Reis.