A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), através da Coordenação de Alimentação Escolar, realizou nessa quinta-feira (30), o IV Seminário Segurança Alimentar e Nutricional: Boas práticas na manipulação de alimentos.

O evento, que ocorreu no Centro de Treinamento João Paulo II, contou com a participação do prefeito Fábio Gentil, da secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, dos representantes do legislativo caxiense, Darlan Almeida e Gentil Oliveira, além de gestores da rede municipal.

A Coordenação da Alimentação Escolar da SEMECT, além de promover o Seminário, fez entrega de kits para as manipuladoras e também uma cartinha de atuação e orientação.

Esse seminário significa muito, pois estamos aqui para melhorar nossa forma de trabalho e proporcionar aos alunos uma alimentação gostosa e saudável, por isso estou feliz em estar aqui”, frisa Raimunda Pinho Lima, manipuladora de alimentos.

“É muito importante esse seminário, pois agrega muito para uma melhor forma de oferecer uma alimentação saudável na escola, com a participação de gestores, coordenadores e as nossas manipuladoras de alimentos, que se dedicam para ofertar aos nossos alunos uma alimentação de qualidade”, reforça Geovana Santos Souza da UIM Costa Sobrinho.

Encontro muito bom e necessário, por isso Caxias tem se tornado modelo no segmento educacional, por investir em formações. E, esse seminário vem com intenção de melhorar a alimentação dos alunos e isso é compromisso. A distribuição dos kits e da cartilha, fará com que nossas manipuladoras de alimentos, que irão melhorar a alimentação ainda mais, parabéns”, destaca Marisa Bacelar gestora da UIM Sinhá Castelo no povoado Engenho D’água.

Essa qualificação é importante pois, fazer esse seminário irá promover uma educação de qualidade, e melhorar a alimentação com técnicas e preparos inovadores, e estamos aqui fazendo o nosso papel, orientando, fiscalizando e participando desse momento que melhora a alimentação de nossos alunos“, reforça Aldeane Leão, presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

O IV Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional foi realizado com o objetivo de orientar os manipuladores de alimentos sobre as boas práticas da manipulação de alimentos, qualificando cada vez mais esses profissionais. Na oportunidade ocorreu a Entrega das Cartilhas e dos Kits para os Manipuladores de alimentos da sede e do campo”, lembra Lícia Pinheiro, Coordenadora da Alimentação Escolar da Semect.

A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, destacou a importância do Seminário. “Os manipuladores contribuem muito com a educação municipal, pois são elas as responsáveis da preparação de alimentos com qualidade e com sabor. Sem uma boa alimentação, os alunos não conseguem aprender bem, e queremos sempre melhorar a cada dia nossa alimentação. Estamos ainda entregando a Cartilha de alimentação com modos de preparos, higiene e segurança, proporcionando o melhor ao alunado”, destaca Ana Celia Damasceno, secretária da SEMECT.

O prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil lembrou que os investimentos na educação, estão na compra de materiais, na formação dos educadores, mas também na qualidade da alimentação que é servida aos alunos. O prefeito também afirmou que nesse mês de julho, todos os profissionais da educação vão receber abono.

“É necessário fazermos essas ações que qualificam e capacitam esses profissionais, pois terão o conhecimento adquirido, que vão melhorar a qualidade do preparo dos alimentos oferecidos aos alunos. Ressalto ainda que darei abono salarial a todos da educação. E, friso também, que a alimentação escolar de Caxias é de qualidade e muito boa, respeitamos nossas crianças”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).