Mais uma parceria entre a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias foi concluída com sucesso, com o encerramento do curso de Cervejeira oferecido na Linha Mulheres no Mundo do Trabalho – Mulheres Mil, a ação tem como proposta viabilizar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à qualificação profissional com vistas à elevação de escolaridade, inserção no mundo do trabalho, a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais. A ação também valoriza os saberes individuais e coletivos, incentiva o empreendedorismo e, consequentemente, a conquista de autonomia.

Puderam participar do curso, mulheres com no mínimo 15 anos e que possuíssem no mínimo, Ensino Fundamental Incompleto. O curso com 200h ocorreu nas dependências da Escola Paulo Marinho, no Centro de Caxias (MA), mas o encerramento ocorreu nesse sábado (2), na sede do IFMA Campus Caxias (MA). Ao todo foram inscritas 44 alunas neste curso.

Esses quatro meses foram muito bom. Eu gostei tanto que já estou com saudade. O mais importante foi quando chegou na parte da produção de certeveja. Só quero agradecer ao IFMA por essa oportunidade que tivemos”, disse Keiliane de Jesus Bezerra, aluna.

Gostei muito das nossas aulas, principalmente das aulas práticas. Foi muito bom o nosso curso, gostei de todos os professores. A equipe é nota 10″, disse Valiene Sousa Almeida, aluna.

Foi um privilégio participar desse curso, um curso rico. E, um primeiro curso de Cervejeira. Hoje posso dizer que sou uma Cervejeira. É uma oportunidade que tive de ser hoje uma Cervejeira. É muito gratificante essa qualificação”, lembra Alexandra Feitosa Venuto, aluna.

Quero agradecer a Secretaria da Mulher e IFMA por estar fazendo um curso como esse. É um curso pioneiro. Sabemos que o consumo de Cerveja artesanal tem crescido devido ao gosto apurado, o que faz com que as pessoas apreciem a cerveja. Nós aprendemos sobre as etapas e o processo da cerveja. A equipe de profissional é qualificada. Além da teoria, nós realizamos a produção da cerveja“, disse Deborah Gaido Aragão, aluna.

O curso foi uma experiência incrível, desde as aulas iniciais abordando sobre empreendedorismo, o marketing, as matérias primas, a microbiologia no processo de cervejeiro, segurança no trabalho, química e outros conhecimentos que foram de suma importância”, disse Ana Vitória da Cruz Conceição, aluna.

A qualificação ocorre no âmbito da Linha Mulheres no Mundo do Trabalho – Mulheres Mil, iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação. Em Caxias, o IFMA conta com vários parceiros, como a Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura, através das Secretarias de Políticas para Mulheres, de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e de Educação, Ciência e Tecnologia. No âmbito institucional, o parceiro é o Centro de Referência Tecnológica (Certec).

Por meio da qualificação profissional, pretende-se impulsionar a economia, fortalecer a empregabilidade, a inclusão produtiva e a geração de renda. O curso de formação inicial e continuada também é um diferencial para a carreira e para o crescimento profissional, trazendo conhecimento, oportunidades e melhorias na remuneração. Os cursos oferecidos para o público de mulheres que residem em Caxias atenderam aos arranjos produtivos locais. Ao todo, foram 10 cursos e mais 420 matrículas.

Foi uma experiência fantástica poder conduzir a coordenação deste curso. Primeiro porque é uma área onde procurei me aprofundar em conhecimento nos ultimos 4 anos, e depois, por viver em torno da cultura da cerveja artesanal, e foi essa cultura que também tentei passar para as mulheres. Aproveito pra agradecer toda a equipe de apoio, professores, secretaria da mulher e o IFMA por tornarem possível esse projeto”, Francois Fernandes Ribeiro dos Santos, Coordenador do curso.

Nós estamos qualificando mais de 400 mulheres, e hoje mais de 30 mulheres foram qualificadas. Aqui é o encerramento dessa etapa, onde estamos provocando o empreendedorismo, pois elas estão aprendendo o processo de fabricação da cerveja industrial e artesanal. E, elas podem estar colocando o seu próprio negócio“, lembra Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

A qualificação profissional ocorreu no âmbito do Programa Mulheres Mil, iniciativa do Governo Federal. Aqui em Caxias, a oferta ocorreu em parceria com a Prefeitura Municipal, através de suas secretarias. Avaliamos como positiva essa iniciativa. O curso de Cervejeira tem mais uma aula. No curso de Auxiliar de Saúde Bucal as alunas estão no estágio. Então, após a conclusão desses dois cursos, as alunas serão certificadas. O evento está previsto para ocorrer nos dias 27 e 29 de julho. O IFMA e a Secretaria de Políticas para Mulheres estão organizando para que esse momento também seja inesquecível“, disse Luís Morais, coordenador da Bolsa Formação.