Com o tema “Segurança é saúde, pratique essa ideia”, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Caxias, promove no período de 4 a 8 de julho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), na sede administrativa da Autarquia. A SIPAT tem o objetivo de conscientizar os funcionários das empresas sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Depois de dois anos, devido às restrições impostas pela pandemia, a atividade volta a ser realizada pela Autarquia. Mais uma demonstração do compromisso da gestão do SAAE com a política de valorização dos seus colaboradores.

“O SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, entende que nenhum resultado operacional é mais importante do que a segurança dos seus colaboradores. E não temos medido esforços para garantir um ambiente de trabalho saudável, com investimentos em capacitação nas áreas de manuseio de produtos químicos, trabalhos em altura e eletricidade; e por meio de parcerias com o CEREST e o Ministério do Trabalho. Além de investimentos em EPIs e compra de novo fardamento para garantir um ambiente de trabalho seguro”, enfatiza o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Durante uma semana, os colaboradores serão orientados sobre várias temáticas como saúde do trabalhador; prevenção e combate a incêndios; primeiros socorros; equipamentos de proteção individual e coletiva; além de segurança no trânsito. As ações educativas contarão com a participação do Centro de Ciência em Saúde do Trabalhador (CEREST); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); 5º Batalhão de Bombeiros Militar e Ciretran Caxias.

O evento tem o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, formada por 14 integrantes, que tem o papel de cuidar da qualidade do ambiente de trabalho e estar presente no dia a dia dos colaboradores, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades no ambiente corporativo.

“A Semana Interna de prevenção de acidente do trabalho é uma atividade regulamentada pela legislação de Segurança de Trabalho, a norma nº5, que determina a realização anual da atividade que tem como o objetivo principal conscientizar os funcionários das empresas sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, por meio de ações educativas e preventivas”, explica o técnico em Segurança do Trabalho do SAAE Caxias, Roberto Rivelino Barbosa.

O quê: Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do SAAE Caxias
Data: 4 a 8 de julho
Horário: 8h
Local: Pátio da sede administrativa do SAAE Caxias

Programação:

Abertura

Data: 04/07 (Segunda-feira)
Solenidade de abertura
Palestra: Saúde do trabalhador – CEREST
Horário: 8h

Data: 05.07 (Terça-feira)
Palestra: Prevenção e combate à incêndio – 5ºBBM Caxias
Horário: 8h

Data: 06.07 (Quarta-Feira)
Palestra: Primeiros Socorros – SAMU
Horário: 8h

Data: 07.07 (Quinta-Feira)
Palestra: Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva NC/EXTINTORES CAXIAS
Horário: 8h

Data: 08.07 (Sexta-Feira)
Palestra: Projeto Detran/Volante Empresa – CIRETRAN/Caxias )
Horário: 8h