Enfermeiras da Maternidade Carmosina Coutinho participaram na última quinta (30) e sexta-feira (1º), do curso de Sensibilização para o Método Canguru, realizado pela Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão em São Luís (MA).

O curso abordou temas como “A Norma do Método Canguru no Brasil, Parentalidade: considerações sobre o desenvolvimento psicoafetivos do bebê pré-termo, aspectos neurocomportamentais do recém-nascido pré-termo, estresse e dor do pré-termo e orientações para os pais”. Além de oficinas de práticas de cuidados, plano de ação para as três etapas do Método Canguru.

O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial, através do contato pele a pele entre a mãe, o pai e o recém-nascido.

A enfermeira Joanne Thalita participou e falou sobre a importância do curso. “O Método Canguru é um modelo de atenção humanizada que atende o recém-nascido de baixo peso e sua família de forma singular, procurando atender todas as questões que envolvem o seu neurodesenvolvimento psicossocial e o incentivo a amamentação e o aumento do vínculo entre o bebê e sua família. O curso contribuiu para nos habilitar na humanização dos cuidados, considerando esses recém-nascidos e suas famílias como seres únicos, contribuindo para não só salvar a vida desses bebês, como também proporcionar qualidade de vida a eles que impactarão até a fase adulta. É um modelo de atenção de baixo custo e que tem muitos benefícios. Não podemos prestar assistência aos recém-nascidos sem utilizá-lo”, explicou.