A solenidade alusiva aos 186 anos de emancipação política de Caxias foi realizada nesta terça-feira (5), em frente à Prefeitura de Caxias (MA). Na ocasião, o prefeito Fábio Gentil esteve acompanhado dos vereadores, secretários municipais, forças de segurança do município e da população. A solenidade contou com as execuções dos hinos do Brasil e Caxias.

A data de elevação de Caxias à categoria de cidade foi em 5 de julho de 1836, após 13 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil em 1º de agosto de 1823, por meio da Lei Provincial nº 24, assinada pelo Senador Antônio Pedro da Costa Ferreira, tornando Caxias uma cidade.

“A Lei Provincial trazia dois artigos, um emancipando Alcântara como cidade, e outro a Vila de Caxias das Aldeias Altas, que em 31 de outubro de 1811 tinha sido elevada à categoria de Vila. Então, a partir de 5 de julho de 1836, ela passa a ser cidade de Caxias. Ela tem cadeia, comarca, uma Câmara que toma as decisões. A cidade não tinha prefeito, mas tinha intendentes. Nós desejamos que essa data passe a ser um feriado na cidade, tendo em vista que Caxias é uma cidade aprazível, rica em turismo e em literatura. Parabéns Caxias, viva à grande Princesa do Sertão Maranhense”, disse Mercilene Torres, historiadora.

“Atendendo aos anseios da população desta época, foi elaborada uma minuta de um projeto de Lei endereçado à capital da província. O legislativo da província, analisando todo o progresso da comunidade, da então Vila de Caxias, segmentos como educação, o comércio e outros de sumária importância para o povo de Caxias e também a constituição dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Nós desde então, somos munícipes da cidade de Caxias. Portanto, nós estamos completando 186 anos”, frisou Wybson Carvalho, poeta e escritor caxiense.

“Caxias é uma cidade rica em cultura e em folclore, e que agora na gestão do prefeito Fábio Gentil está evoluindo muito no rumo do turismo. Celebrar os 186 anos é celebrar a vida do nosso povo. E essa cidade tão importante para a história do Brasil tem três datas comemorativas: 31 de outubro (Caxias deixa de ser Arraial para ser Vila); a segunda data é a Adesão de Caxias à Independência do Brasil; e a data de 5 de julho de 1836, onde comemoramos 186 anos de elevação à categoria de cidade. Parabéns prefeito Fábio Gentil, por fazer da nossa cidade, a cidade que a gente quer”, disse Léo Barata, secretário de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, lembrou que no dia do aniversário, a cidade celebra a sua história, mas também lembra que existe um tempo presente de realizações. A cidade recebeu grandes obras, como a Policlínica de Especialidades Médicas, Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados, além do Hospital de Traumatologia e Ortopedia e uma nova Unidade Básica de Saúde na Vila Paraíso. Tudo isso, na visão de Fábio Gentil, faz com que a cidade possa se diferenciar de outras cidades no dia em que celebra 186 anos de emancipação política, dando provas de que tem o que comemorar.

“A cada ano que possamos vivenciar o aniversário de Caxias, contribui para que possamos externar o nosso amor pelo município. É necessário que possamos acreditar, que essa autoestima de um verdadeiro caxiense deve ser externada, que é a cidade dos poetas, das águas cristalinas e do Mirante da Balaiada. E tenho certeza que quem é de Caxias, vive esse momento ímpar em ver o desenvolvimento da cidade. Neste aniversário estamos entregando grandes obras, que irão nos diferenciar dos demais municípios. Caxias é amor, é respeito, é humanização e uma cidade ideal pra se morar”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).