Nessa terça-feira (5), Caxias conquistou mais avanços na área da saúde. Em mais uma parceria, o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de Caxias inauguraram o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO). Além disso, foi entregue a Clínica Sorrir.

A Clínica Sorrir é um Centro de Especialidades do Estado onde vai ser possível o atendimento de endodontia, odontopediatria, prótese e reabilitação oral. O serviço vai atender toda a população de Caxias, via encaminhamento. É um serviço de referência para especialistas odontológicos.

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia é outro grande investimento na saúde de Caxias (MA). A unidade é a primeira no interior do Estado do Maranhão, tendo um espaço mais amplo do que a unidade da capital do Estado, São Luís. O HTO de Caxias conta com 50 leitos de internação, 10 leitos de UTI e 03 centros cirúrgicos. Além de Caxias, a unidade vai atender a população de outros municípios da região leste.

Sebastião Madeira, secretário Chefe da Casa Civil, representou o Governador Carlos Brandão na inauguração e ressaltou a importância dessas conquistas para Caxias. “O município de Caxias vive hoje um dia extraordinário, onde o Governador manda presentear a cidade com 30 km de asfalto, mais de R$ 16 milhões, com o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, sendo maior do que o de São Luís e o único do interior do Maranhão, com uma Policlínica completa, Clínica Sorrir e a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados, demostrando seu jeito municipalista e apoiando os municípios que acreditam nos prefeitos e por isso ele investe tanto”, destacou.

O Gestor do Fundo Estadual de Saúde, Vinícius Ferro, falou da parceria entre estado e município. “Hoje é um dia muito feliz, estamos participando do aniversário de 186 anos da cidade. Estas inaugurações que estão acontecendo hoje só foram possíveis devido à parceria entre estado e município, o prefeito Fábio Gentil foi fundamental nesses processos, estamos aqui unindo forças para ofertar serviços e ações de saúde no Maranhão”, comentou.

A diretora geral do Hospital de Traumatologia e Ortopedia, Juliane Danielle, explicou como serão realizados os atendimentos na unidade. “Os pacientes vão dar entrada por meio de um sistema de regulação de leito e através do nosso Núcleo Interno de Regulação. Teremos também serviço de ambulatório, direcionado aos pacientes que precisam passar por uma avaliação do médico, onde irão poder realizar alguns exames antes de ir ao centro cirúrgico”,  finalizou.

Fábio Gentil, Prefeito de Caxias, destacou a parceria entre estado e município. “Hoje nós tivemos o maior exemplo de como uma parceria deve acontecer, com o mesmo pensamento onde a população é prioridade. As obras do estado chegando ao município apontam o interesse do nosso Governador Carlos Brandão pelo município de Caxias. Com esse objetivo alcançando, estamos oferecendo os melhores serviços e, como foi dito, o único Hospital de Traumatologia e Ortopedia do interior do estado do Maranhão e maior do que o da capital São Luís”, frisou.