A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou atividade com a temática de Ergonomia e Ginástica Laboral para Agentes do Programa de Controle de malária e arbovirose, na última terça-feira (5).

O tema abordado teve como objetivo promover o bem-estar físico e psicológico dos colaboradores e a minimização de riscos durante a realização do trabalho. Além de promover a solicialização entre os trabalhadores.

A fisioterapeuta especialista em Ergonomia e em Fisioterapia Traumato-ortopédica e Esportiva, Raydelane Pinto, realizou a atividade e ressaltou a importância do tema para os colaboradores. “Trabalhamos uma temática muito importante dentro da saúde do trabalhador, apesar de ser um tema não muito debatido. Os agentes de endemias, além de estarem exposto aos riscos físicos, químicos e biológicos, também estão exposto aos riscos ergonômico, principalmente decorrente do uso da bolsa, que muitas vezes é transportada de maneira incorreta e pode acarretar muitos problemas no futuro, como posturais e dores osteomusculares”, explicou.

Esta foi a primeira atividade realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), do cronograma anual de atividades, cursos e capacitações da instituição.