A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio realiza o acompanhamento de criadores, que recorrem a secretaria em busca de orientações. Os trabalhos de visitas técnicas estão sendo realizados no 2º distrito, onde dois sócios iniciaram a criação de galinhas com um grande lote de mil aves, no povoado Canta Galo, a aproximadamente 40km da zona urbana.

“Eu aconselhei a começar com poucas unidades. Mas eles resolveram apostar em um lote grande, e por conta desse desejo, nós da Secretaria  ficamos preocupados e a gente está vindo para corrigir alguns pontos para minimizar a possibilidade de insucesso”, frisa Adailton Matões, agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio

Nós estamos colocando em prática sem nenhum conhecimento. Essa já é segunda visita que a secretaria faz e vem nos ajudando“, disse Claudionor dos Santos, criador de galinhas.

“A gente acha bom quando ele vem porque ele orienta e a gente vai aprendendo mais. Nós estamos torcendo com fé em Deus para que dê um retorno bom”, frisa Antônio Brito, criador de galinhas.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos para que haja o mínimo de perdas e o técnico está prestando toda a orientação devida visando um resultado exitoso para os criadores. Atualmente mais de 40 criadores são acompanhados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

O galpão não está terminado. A mortalidade está baixa, o que nos deixa feliz, e também vamos orientá-los em outras etapas, como a construção dos ninhos, sobre as doenças e vacinas”, destaca Adailton Matões, agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.