A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) realizou nessa quinta-feira (7), em seu auditório, um encontro de preparação e planejamento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, a Assessoria Multiprofissional apresentou o plano de ação para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e múltipla, que vai acontecer entre os dias 22 e 26 de agosto de 2022. O convite é extensivo a todas as escolas da rede municipal.

É importante porque nós trabalhamos a inclusão nas escolas e o atendimento das crianças com deficiência. Esse é um momento de darmos uma ênfase maior das pessoas com deficiência na sociedade”, frisa Ruth Costa – coordenadora CEI Nossa Senhora da Assunção.

“É um grande desafio receber os alunos especiais. E, agora para a semana vamos desenvolver as atividades. Vai ser um desafio, mas contamos com o apoio das família, porque elas precisam andar juntos com a escola“, lembra Romélia Arcângela, gestora da escola União dos Moradores da Vila Arias.

Além das unidades de ensino, as associação e entidades representativas das categorias também vão participar, dentre elas: Associação dos Surdos de Caxias (ASC), Associação dos Deficientes Visuais na Região dos Cocais (ADVIRC), Associação dos Deficientes Físicos de Caxias (ADEFIC), Associação de Amigos dos Autistas (AMA), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Mulheres atípicas, dentre outras. Atualmente, somente na rede municipal de educação são assistidos mais de 2.105 alunos com alguma deficiência.

O convite é para todas as escolas da rede de ensino municipal da cidade. Estamos convidando municípios circunvizinhos. A abertura vai ser no Caxias Shopping, dia 22 de agosto a partir das 18h. É um dos momentos em que temos para evidenciar ainda mais não somente a luta que já acontece há muitos anos, mas também, esse público da rede municipal e das escolas particulares.“, lembra Simone Neves, integrante da assessoria multiprofissional e Comitê Gestor .

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como tema: Romper Paradigmas, Conscientizar a Sociedade, Superar Barreiras – Incluir. Além da abertura no Shopping Center de Caxias, será realizado uma café inclusivo, uma caminhada e um ato ecumênico ao lado de outras ações.

Nós atendemos crianças com deficiência intelectual, auditiva, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo, dentre outras. Para as pessoas com deficiência auditiva, nós temos os interpretes. Para as outras como autismo temos os agentes de inclusão. Então, as pessoas com deficiência precisam desse auxílio pedagógico. O evento da Semana vai estar em vários pontos. No primeiro  e segundo dia vamos ter ações no Shopping. Vamos ter o chá inclusivo, que será em outro espaço, a definir. teremos ainda uma caminhada e no último dia teremos o encerramento nas escolas polos e  o ato ecumênico, que será na Praça da Bíblia”, frisa Fátima Sousa, coordenadora da Assessoria Multiprofissional.

Palavras chaves: , ,