A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e Programa Saúde na Escola realizaram nessa sexta-feira (8), a Formatura da IV Turma do Projeto Samuzinho na Escola, no auditório da Prefeitura de Caxias. Ao todo participaram dessa edição 44 alunos que estavam na condição de formandos, abrangendo estudantes das escolas: UIM Paulo Marinho, UIM Belmiro de Paiva, UEM Jovem Thales Ribeiro e UEM Marcelo Tadeu.

O projeto Samuzinho tem como objetivo conscientizar e orientar crianças, com idade de 8 a 12 anos, sobre a importância do trabalho desenvolvido pela unidade, ensinar noções de primeiros socorros e evitar os trotes. Franklin Maranhão, diretor SAMU Caxias, falou sobre o projeto.

Estamos formando a 4ª turma, temos aproximadamente 200 alunos formados, e vamos iniciar a 5ª turma no próximo semestre. As crianças saem formadas para quando acontecer alguma intercorrência, principalmente na escola, ajudarem e ligarem para o 192 e já se identificarem como Samuzinho. Nós repassamos para elas conhecimento emergencial sobre traumas, paradas cardiorrespiratórias, engasgo e são feitas aulas teóricas e práticas no SAMU e nas Unidade Escolares”, disse.

Durante os encontros as crianças puderam aprender técnicas para atuarem em situações de urgência, através de oficinas, gincanas de reconhecimento materiais, simulações realísticas, problematizações e visita técnica ao SAMU Caxias. As aulas teóricas e práticas aconteceram durante 3 meses, totalizando 60h.

Rita Paz, Gestora Regional de Saúde, e uma das entusiastas do Sauzinho, tendo partipado da criação do projeto, ressaltou a honra em estar na formatura de mais uma turma do Projeto Samuzinho. “Implantar o Projeto Samuzinho foi algo que pensamos de início que seria apenas um projeto piloto, mas graças a Deus todos abraçaram a causa, inclusive o nosso Prefeito, Fábio Gentil, que é a quem devemos agradecer pelo apoio e todo o incentivo. Também devemos agradecer a nova gestão do SAMU, na pessoa do Franklin Maranhão, e ao Núcleo de Educação Permanente que deram continuidade ao projeto após a minha saída da unidade. É com muita honra, amor e alegria que hoje nós formamos a 4ª turma do Projeto Samuzinho”, frisou.

Débora Gaído, mãe da formanda Alice Klateia, destacou a empolgação da filha durante as aulas do Projeto. “Ela ficou muito empolgada porque aprendeu sobre os primeiros socorros, como agir em um caso de queimadura ou em um afogamento, isso foi um ganho muito importante. Além disso, ela também pôde socializar com outras crianças”, disse.

A formanda, Alice Katleia, destacou o que aprendeu durante as aulas. “Eu gostei muito de aprender sobre as queimaduras de 1º, 2º e 3º grau e sobre reanimação cardiopulmonar (RCP). Eu estava muito empolgada nas aulas e ensinei para minha família algumas coisas que aprendi”, contou.

Joselma Lopes, coordenadora do Programa Saúde na Escola, destacou a importância do projeto. “Para nós, da educação, é um prazer imenso participar,  pois estamos capacitando nossos alunos, fazendo com que eles aprendam sobre os primeiros socorros e se caso precisem, estão prontos para realizar”, disse.

A gestora da Escola Paulo Marinho, Sônia Torres, falou da felicidade de formar alunos da unidade no Projeto Samuzinho. “Estamos muito felizes pelo resultado que obtemos durante o período das aulas. Mudou o comportamento das crianças e já até tivemos atendimento na escola feito pela crianças do Samuzinho, eles colocaram em prática o que aprenderam”, contou.

Nós notamos a diferença nas crianças que participaram do projeto, principalmente da disciplina em sala de aula e até os pais falam da mudança. Com isso os professores, escolas e pais ganham porque o comportamento muda. A gente nota que a disciplina repassada é muito legal e de aprendizado”, ressaltou Ana Paula, gestora Belmiro de Paiva.