O mês de julho é marcado pela luta contra as hepatites virais. A Campanha Julho Amarelo, como é denominada, tem como objetivo reforçar as ações de prevenção e controle das hepatites virais.

A Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, classificados de A a E, que resultam em alterações leves, moderadas ou graves.

Na maioria das vezes, as infeções não apresentam sintomas, mas quando presentes, elas podem aparecer através do cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As infecções podem ser transmitidas de diversas formas, por contágio fecal-oral, pela relação sexual desprotegida, pelo contato com sangue contaminado, através de compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes, da mãe para o filho durante a gravidez e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

Em Caxias, o diagnóstico para as hepatites virais B e C podem ser realizados através de testes rápidos disponibilizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A coordenadora do CTA, Kelma Bezerra, falou do tabu sobre a doença. “Em todos os lugares as hepatites virais são motivos de tabu, as pessoas não sabem a importância de se fazer o teste rápido, pois é assim que temos o controle dessas infecções que são muito perigosas para saúde”, disse.

Sobre a Campanha Julho Amarelo, a coordenadora destacou o planejamento das atividades. “Logo estaremos divulgando o cronograma das atividades, para que as pessoas que não podem estar indo ao CTA ou as UBSs, possam fazer o teste. Essas atividades serão feitas em locais que possuem grande número de pessoas, como o mercado central, shopping, praça e todas as repartições que quiserem nos convidar, fiquem à vontade, a testagem é gratuita”, finalizou Kelma Bezerra.