A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza treinamento para enfermeiros, médicos e dentistas da Atenção Primária à Saúde (APS) com vistas à Qualificação da Ficha de Estratificação de Risco para o Atendimento da população hipertensa e diabética. A formação iniciou nesta terça-feira (12) e segue até quarta-feira (13).

A capacitação tem como objetivo desenvolver a Estratificação de Risco na Atenção Primária de Saúde, para que os pacientes diabéticos e hipertensos tenham um manejo adequado, de acordo com o nível de risco que apresenta.

O médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, Francisco Carlos, explicou sobre o treinamento. “A estratificação de risco avalia o risco que uma pessoa que é portadora de diabetes e hipertensão tem de desenvolver um infarto, doença cardiovascular ou outras doenças, com intuito de identificar se ela é de baixo, médio ou alto risco e dar o atendimento necessário para cada um. O paciente que é de baixo risco recebe cuidados que não são tão avançados, já o paciente de risco muito elevado, vai ser encaminhado para médicos especialistas para receber o cuidado que necessita”, disse.

Cristiane Aguiar, enfermeira da UBS do Centro, destacou o impacto da capacitação nos serviços de saúde. “Terá um impacto bastante positivo essa capacitação oferecida aos profissionais da nossa equipe, principalmente nos casos de hipertensão e diabetes, que são condições que a maioria da população está propensa a desenvolver, então a forma de estratificar e conduzir esses pacientes ficará mais aprimorada e eficiente. O paciente vai ser melhor orientado e capacitado a desenvolver o autocuidado”, finalizou.