A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, vai ofertar aos vendedores ambulantes de Caxias (MA), que são os futuros permissionários do Shopping da Gente, o curso de Microempreendedor Individual. Nessa quinta-feira (14), uma reunião com o Sindicato dos Vendedores Ambulantes de Caxias e dezenas de trabalhadores foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal para apresentar a eles o curso, que tem duração de três meses e tem o objetivo qualificar os vendedores e melhorar o atendimento da clientela de todos eles.

Eu vou fazer o curso. É importante, cada dia a gente descobre uma coisa diferente. Nós temos que buscar nos formalizar, porque todo dia a gente aprende algo novo. Nós vamos aprender a atender melhor o cliente“, disse Adriana Maria, vendedora.

É muito gratificante a gente receber esse curso. A partir do momento em que vamos sair da rua, a gente tem que aprender mais, nossos clientes e esse curso vem em um bom momento. A gente nunca imaginava chegar esse momento de sair da rua, mas agora estamos tendo oportunidade“, reforça Jeremias dos Santos, vendedor.

Esse curso vai ajudar muito, porque a gente sabe da necessidade. A gente está saindo do meio da rua, e nada melhor do que está capacitado. Esse curso realmente é excelente. A gente agradece pela oportunidade que estão dando a nossa classe. A gente só tem a ganhar, porque quanto mais a gente estiver capacitado mais vamos estar aptos a assumir o nosso ponto no Shopping da Gente“, acredita Paulo Henrique, Presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes de Caxias (MA).

Os vendedores ambulantes vão aprender a construir um Plano de Negócio, modelagem do negócio, empreendedorismo, inovação, marketing e terão a possibilidade de se tornar microempreendedores formalizados. O curso chega em um momento oportuno, pois nos próximos dias eles vão estar em um novo espaço, o Shopping da Gente, que vai abrigar aproximadamente 400 famílias diretamente, que hoje trabalham sob o sol e chuva nas ruas do centro comercial de Caxias. As inscrições no curso vão até dia 19 de julho, e podem ser feitas tanto na Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias, quanto na Câmara Municipal de Caxias. As aulas devem iniciar no começo de agosto de 2022.

O curso de Microempreendedor Individual fala de toda a modelagem estrutural de um negócio. Fala sobre como dá início a um negócio. E, hoje temos a necessidade dessa capacitação, até porque eles vão para o Shopping da Gente, para que eles possam levar um serviço de qualidade para os seus clientes. O curso tem duração de três meses, o que equivale a 160 horas. Eles terão um auxílio transporte para que eles possam frequentar o curso. A nossa proposta é fazer com que eles tenham uma identidade empresarial, e o MEI veio com essa proposta“, explica Francyanne Barradas, professora.

“A gente quer ofertar esse curso para eles. Essa é uma oportunidade deles terem conhecimentos da academia, com conhecimentos sobre marketing, educação financeira, modelagem de negócio. Eles vão poder fazer esse curso tanto na CDL, quanto na Câmara Municipal de Caxias. Nós queremos criar duas turmas para oportunizar esse curso a eles”, destaca Luís Moraes, servidor do IFMA e coordenador dos cursos do Programa Bolsa Formação.