Na manhã dessa quinta-feira (14), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Francisco, realizou mutirão de serviços de saúde nos bairros Bacuri e Seriema. Durante a ação, foi feita busca ativa de pacientes hipertensos e diabéticos, além de consultas, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, solicitação de exames, atualização de receitas e avaliação odontológica.

A iniciativa faz parte do planejamento desenvolvido durante a capacitação de Estratificação de Risco para Diabéticos e Hipertensos para profissionais da Atenção Primária à Saúde de Caxias, realizada nos dias 12 e 13 de julho.

“A Secretaria de Saúde, juntamente com a Coordenação da Atenção Primária à Saúde, capacitou os profissionais de saúde para a estratificação de risco do idoso hipertenso e diabético. Baseado nisso, a UBS São Francisco realizou esse mutirão em busca dos hipertensos e diabéticos, já que essa população não está indo a UBS nós viemos até eles e felizmente está sendo um sucesso”, ressaltou Marilene Silva, enfermeira da UBS São Francisco.

Francisco Carlos, médico, explicou o objetivo dessa ação e da estratificação de risco. “Estamos implantando e vamos solidificar a estratificação de risco para pacientes que possuem hipertensão e diabetes. Iremos avaliar o risco que esses pacientes têm de futuramente apresentarem complicações, como infarto, AVC e outras doenças. Avaliando esse risco, nós conseguimos dizer qual paciente pode ser tratado somente pela UBS, e qual precisa de uma atenção especializada com cardiologista, endocrinologistas e demais profissionais especializados, para que a gente possa dar a esse paciente os recursos necessários para que ele tenha um controle da sua doença e possa viver mais sem complicações”, frisou.

A atividade foi desenvolvida nas Igrejas Nossa Senhora Aparecida e São João Batista e envolveu toda equipe multiprofissional da UBS São Francisco, composta por médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, residentes de medicina, nutrição e fisioterapia, e demais profissionais.

Francisca Barbosa, moradora do bairro Bacuri, participou da iniciativa e ressaltou a importância do cuidado com a saúde. “É muito bom, porque moro aqui perto e o atendimento foi muito rápido. As pessoas que tem diabetes e hipertensão precisam se cuidar, vir para consulta e fazer tudo certo para se manter saudável”, finalizou.