Nessa sexta-feira (15), no Ginásio de Esportes Governador João Castelo foi aberta a Etapa Regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Equipes de Caxias, Aldeias Altas, Codó, Coroatá, Coelho Neto, São José dos Matões, Senador Alexandre Costa, Timon e Timbiras, vão disputar em modalidades individuais e coletivas a participação na grande final que acontece em São Luís no final de julho e início de agosto de 2022.

“Nós não chegamos até a final atoa, estamos aqui para sermos campeões e a artilharia será minha”, disse Marcelo dos Santos, aluno do Achiles Cruz.

“Eu espero que a gente chegue na final e sejamos campeões”, disse Mateus Santos, aluno do Achiles Cruz.

“Estamos trabalhando para ganhar e irmos para São Luís com as meninas, nos esforçamos muito e vamos trabalhar para levar este título”, frisa Barbara Luize, aluna do CMT.

“Nós estamos preparados, trabalhamos esses dias no condicionamento físico, passes, movimentação, então está tudo bonito e vamos representar bem Caxias”, frisa Reginaldo Coutinho, técnico do CMT.

Em mais uma parceria da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, através da Secretaria Adjunta de Esportes com o Governo do Estado, a cidade cede as praças esportivas para a grande disputa.

“Nós estamos sendo contemplados para realizar a Etapa Regional dos JEMs. Hoje estamos fazendo a abertura, e neste sábado já começam as competições. Caxias está de parabéns e queremos agradecer a todos os gestores, professores e alunos que estão participando dessa grande festa do esporte”, disse Adelson Pedrosa, secretário adjunto de Esportes de Caxias.

“Já são 50 anos de Jogos Escolares, é muito importante este evento estar no município de Caxias com 6 modalidades e 9 municípios. O Maranhão é o celeiro de atletas, estamos aqui colaborando com o alto rendimento e com a inclusão social. Então, a gente espera que eles possam fazer uma grande competição”, disse Fernando Donatan, coordenador da Etapa Regional dos JEMs Caxias.

Neste sábado (16), acontece as disputas dentro das modalidades esportivas individuais: Vôlei de Areia e Atletismo. Já neste domingo (17) até a próxima quinta-feira (21), será realizada as disputas dentro das modalidades coletivas: Futsal, Basquete, Handebol e Vôlei. As competições acontecem em 8 regionais do Estado. Quem veio de outras cidades também está confiante.

“É uma grande expectativa, porque é o primeiro regional depois de uma pandemia. Eu comecei no atletismo desde os 13 anos, e sou pentacampeão dos JEMs e recordista, isso é muito significativo pra mim porque eu saí daqui”, frisa Marcos Vinícius, técnico de Timon e integrante da Seleção Brasileira de Atletismo.

“A expectativa é grande porque eu me preparei muito e vou chegar em São Luís com fé em Deus”, acredita Maria Cesiane, aluna do Colégio Militar de Timon.

“Ano passado nós fomos com a equipe e fui campeão brasileiro de vôlei de areia. Já estamos treinando bastante e estamos aqui pra representar bem”, disse Alisson da Silva, aluno.

“A gente vem treinando para nos sairmos bem nos jogos municipais e no regional para conquistarmos o pódio”, frisa Jean Pablo, técnico.

A grande final acontece em São Luís (MA), no período de 31 de julho a 18 de agosto de 2022. Os vencedores, vão representar o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiro.