Na manhã desta terça-feira (19), servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) participaram de uma capacitação com a temática “Excelência do Atendimento Humanizado ao Público”, ministrada pelo Professor Administrador, José Ivan Fernandes, especialista em Gestão Organizacional e Gestão de Processos Logísticos.

A iniciativa da Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores de Caxias (MA) e teve como objetivo a melhoraria do atendimento e da qualidade do serviço oferecido pelas unidades.

Brenda Amâncio, coordenadora do CAPS Infantojuvenil, ressaltou a importância da capacitação para os servidores. “Essa capacitação foi essencial para que a gente possa formar nossos servidores para prestar um melhor serviço para a população, um atendimento mais humanizado e empático. O nosso perfil de atendimento já é um perfil vulnerável e fragilizado, que vem adoecido, pois é uma rotina difícil e prestar esse serviço de uma maneira mais acolhedora, empática e funcional, no sentido da gente conseguir resolver todas as demandas que nosso público traz é fundamental”, destacou.

Ivan Fernandes, palestrante e gestor de pessoas, frisou o assunto abordado na capacitação. “Uma das características mais importantes do atendimento humanizado é você se doar, ter empatia, lembrar que do outro lado do atendimento existe uma pessoa que quer ser tratado como você gostaria de ser tratado. O maior indicador de um bom atendimento é a satisfação, e no atendimento de saúde é quando você diz para as pessoas que o órgão público pode e deve melhorar o nível de serviços”, disse.

A técnica de enfermagem, Conceição de Maria, participou e elogiou a ação. “Foi muito boa, aprendi muitas coisas e espero que tenham outras vezes. Nós do serviço público precisamos de momentos como esse para o nosso aprendizado. As pessoas que estão buscando atendimento, já vão em busca de uma resposta e querem ser bem tratadas, pois já vão adoecidas e precisam ser ouvidas”, finalizou.