Nessa quarta-feira (20), a Prefeitura de Caxias iniciou a entrega de medalhas e troféus dos campeões, vice-campeões e terceiro lugar dos alunos que participaram dos Jogos Escolares Caxienses (JECs) 2022.O evento contou com a participação de todo secretariado e do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que na ocasião parabenizou todos que contribuíram para o engrandecimento do esporte caxiense.

“Depois de dois anos de pandemia, os jogos escolares que é saúde e educação mostraram que o esporte tem que ser sempre valorizado. Eles se empenharam, lutaram e contribuíram para divulgar no Estado do Maranhão os Jogos Escolares Caxienses”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

No arremesso de disco e peso, os jogos revelaram talentos como Kamilly Suelem e Cauan de Sousa, que foram campeões e irão representar Caxias em Natal no Campeonato Norte-Nordeste.

“Eu fui campeã na regional e estou indo pra Natal no Rio Grande do Norte representar Caxias na prova de lançamento de disco e arremesso de peso. No disco foi 29,10 e no peso 11,6 metros. Eu me sinto muito feliz por representar Caxias, a Escola Cônego e o Maranhão”, frisa Kamilly Suelem, estudante.

“Foi uma experiência muito boa representar Caxias, tivemos muito tempo de treino”, disse Cauan de Sousa, estudante.

Muitos estudantes de modalidades coletivas receberam premiações nessa quarta-feira (20) em diferentes modalidades esportivas, como: Futsal, vôlei, handebol, dentre outras modalidades coletivas.

“Nós fomos campeões em Caxias e ficamos em 2º lugar nos JEMs. Mostramos como o voleibol tem que ser valorizado”, disse Micael Arcângelo, aluno.

“Eu achei que foi uma participação muito boa”, disse Jaime Vítor, aluno.

“Vamos continuar treinando para que no próximo ano possamos levantar esse título também”, disse Gabriel, aluno.

“Fomos campeãs, acho muito legal todos se envolverem no esporte. Além do esporte, nós trabalhamos também a união na escola”, disse Maria Rita, aluna.

“Conseguimos muitos títulos e ser campeões olímpicos. Nós somos o atual campeão regional no infanto feminino”, disse Ataliba, técnico.

“Apontamos como prioridade a participação dos nossos alunos, entendendo que o esporte é uma ferramenta de transformação e que abre portas. Então, a gente estimula eles para que se desenvolvam”, destaca Major Flávio, diretor do Colégio Militar Tiradentes.

Os jogos escolares foi também inclusão com a participação de paratletas. “Esse ano o número cresceu, tivemos mais de 20 atletas competindo”, frisa Vanderleia, técnica.

Em 2022, a 43ª edição dos Jogos Escolares de Caxias contou com 58 escolas participantes e mais de 2.300 atletas de escolas do município, estado e federal, além de escolas particulares, abrangendo alunos da zona urbana e rural.

“Nós tivemos uma participação efetiva dos jovens. Queremos parabenizar os professores e treinadores, hoje estamos aqui entregando os troféus e medalhas. O esporte é vida, desenvolvimento educacional e social para a nossa cidade”, destaca Ana Célia Damasceno,  secretária da SEMECT.

“Caxias está mostrando o potencial que tem dentro dos jogos. Foi um sucesso de público, a gestão municipal está de parabéns. Estamos encerrando hoje, mas agradecemos a todos os alunos, gestores e técnicos, em 2023 vai ser melhor ainda”, frisa Adelson Pedrosa, secretário adjunto de Esportes.