A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil realiza o lançamento da 5ª edição da Operação Corta Fogo nesta sexta-feira (29), a partir das 8h na área externa do posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-316. No momento do lançamento, haverá entrega de folders com instruções educativas para os motoristas que estiverem passando pela rodovia.

“Com o crescente números de focos de incêndios no município, a Secretaria de Meio Ambiente resolveu antecipar o lançamento da Operação Corta Fogo. O principal objetivo é a prevenção e combate aos incêndios florestais nas zonas rural e urbana. Caxias hoje encontra-se na 5ª posição no ranking maranhense, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com um incremento de mais de 20% em relação ao mesmo período no ano de 2021”, disse Erick Lima, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Em 2022, o foco será a educação ambiental voltada para comunidades rurais. Já no perímetro urbano serão realizadas ações de prevenção e combate aos focos de incêndios. Este ano, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, a Blitz Urbana também vai trabalhar na prevenção a incêndios e notificações.

“Contaremos com o apoio da Blitz Urbana para orientar e notificar os cidadãos que utilizarem o fogo de forma indiscriminada (queima de lixo doméstico e folhagem) no final do dia”, disse Erick Lima, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.