Colaboradores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias participaram na manhã dessa terça-feira (26), de um treinamento com o tema “Atendimento e Acolhimento ao paciente”, ministrado pelo psicólogo Luis Fernando.

A iniciativa foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade com objetivo de tratar sobre a importância do atendimento ao paciente de forma humanizada e empática.

O psicólogo, Luis Fernando, destacou o tema abordado no treinamento. “Abordamos a importância da atenção do atendimento ao paciente, seja por telefone ou presencialmente, e quais ferramentas serão utilizadas. É uma forma de humanização, de se colocar no lugar do outro, ter empatia e compreender que naquele momento, aquela pessoa está precisando da nossa atenção e cuidado”, frisou.

Kiara Sena, técnica de enfermagem, ressaltou a importância do treinamento. “No momento do atendimento, a gente lida com as pessoas em várias situações, desde de momento de felicidade até tristeza, portanto é necessário que a equipe tenha um equilíbrio. Várias vezes as pessoas estão nervosas, pois estão vendo seus parentes passando por situações difíceis, por isso é preciso manter o equilíbrio para que não haja nenhum conflito. Foi uma capacitação muito importante, porque a gente precisa lidar com essas situações diariamente”, disse.

O condutor socorrista, Leomar Moreira, falou sobre os desafios da profissão. “O condutor socorrista precisa manter a calma no momento do atendimento, pois muitas vezes você é surpreendido pelo acompanhante, algumas somos agredidos, como já aconteceu com a nossa equipe, então é importante mantermos o equilíbrio. No momento em que saímos para o socorro, temos que respeitar o trânsito, mesmo tendo que ter um tempo resposta, mas precisamos chegar com segurança ao local, temos que ser preparados e capacitados, como somos aqui. Nós fazemos todos atendimento com amor e carinho porque trabalhamos para isso, sempre tentando dar o nosso melhor”, conta.