Profissionais de saúde e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Caxias participaram nos dias 26 e 27 de junho, da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental em São Luís (MA).

A conferência teve como tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O encontro promoveu debates com diversos profissionais, gestores, conselhos de saúde, usuários do CAPS e a população em geral sobre saúde mental.

Diana Reis, assistente social, frisou a importância da conferência. “A conferência  foi um sucesso. Caxias pôde contar com quatro delegados, participando diretamente de ações e projetos que serão defendidos na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, dando ênfase na participação dos assistidos do CAPS III de Caxias”, disse.

A coordenadora do CAPS III, Débora Pinheiro, destacou a participação de todos na conferência. “A conferência promoveu um debate sobre saúde mental com gestores, profissionais, conselhos de saúde, usuários e população em geral. Dando voz aos usuários, onde eles conseguem manifestar suas opiniões a cerca de melhorias para o âmbito da saúde mental”, frisou.

Rita de Cássia, usuária do CAPS III, falou da experiência de participar da conferência. “Estou gostando muito da conferência, porque estou conhecendo os meus direitos e tenho oportunidade de falar também”, contou.

A Conferência Estadual de Saúde Mental contou com a participação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Regional Caxias, representado pela fonoaudióloga, Vyrlanne Braga. Na ocasião, a profissional e uma usuária do CAPS III foram eleitas delegadas e representarão Caxias na Conferência Nacional de Saúde Mental em Brasília.