Depois de quatro meses em sala de aula em busca de conhecimentos, as mulheres que integram o Programa Mulheres Mil, desenvolvido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias em parceria com a Prefeitura de Caxias (MA), receberam certificação dos cursos de Auxiliar de Biblioteca, Cervejeiro, Libras, Garçonete e Auxiliar Administrativo. Ao todo, 173 mulheres foram certificadas nessa quinta-feira (28) e falaram sobre os conhecimentos adquiridos.

“O meu objetivo foi conhecer mais. Foi muito bom, pois eu aprendi coisas novas. Um bom atendimento faz toda diferença “, disse Iolete Miriam, aluna do curso de Garçonete.

“Nós conseguimos realizar o que queríamos. Esse curso foi uma diferença na nossa vida, pois aprendi muitas coisas que não imaginava ser possível aprender”, disse Antônia Maria, aluna do curso de Auxiliar de Biblioteca.

“Nós aprendemos a trabalhar com planilhas, offices, a fazer ofícios e também como nos comportarmos dentro de uma empresa. O curso ensina a autonomia e a empreender”, disse Mirele de Freitas, aluna do curso de Auxiliar Administrativo.

“Em relação ao impacto social é muito importante, porque dá uma qualificação para as mulheres oportunizando emprego. Elas têm uma autoestima maior quando se veem incluídas, principalmente quando o mercado de trabalho está a seu favor”, lembra Vanessa Bastos, professora.

Os cursos na linha Mulheres no Mundo do Trabalho tem por objetivo possibilitar que as mulheres tenham independência financeira e que possam empreender em suas atividades. Grande parte dessas mulheres foram mobilizadas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que tiveram aulas no memorial da Balaiada, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Essa parceria só vem a capacitar as nossas mulheres, fazendo com que elas estejam preparadas para o mercado de trabalho. Certificar essas mulheres é muito gratificante e positivo para a sociedade caxiense, pois irão estar preparadas para conquistar autonomia financeira”, frisa Kiara Braga, secretaria municipal de Políticas para as Mulheres.

“Nesta sexta-feira (29), teremos mais 5 cursos certificados. Nós tivemos o apoio da estrutura da Prefeitura de Caxias para que a gente pudesse chegar perto das famílias. A proposta foi de buscar a inclusão no mundo do trabalho, elevar a escolaridade e garantir a qualificação para que elas tenham uma mudança de vida”, destaca Luís Morais, coordenador do Programa Bolsa Formação.