Nessa sexta-feira (29), no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-316, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil realizou a abertura  da 5ª edição da Operação Corta Fogo. Os profissionais da secretaria, da Blitz Urbana, do Corpo de Bombeiros e Policias Rodoviários, realizaram também a distribuição de folders com instruções educativas para os motoristas de caminhões e condutores de automóveis e motocicletas sobre a importância do cuidado com o Meio Ambiente e também para que se evitem as queimadas.

Tem as queimadas espontâneas, mas têm as queimadas provocadas, e nós estamos aqui para conscientizar as pessoas para evitar jogar lixo ou bitucas de cigarro na rodovia que possa gerar algum incêndio. Quando você polui a natureza você cria um ambiente propício para as queimadas“, destaca Tiago Danilo, PRF.

Nós vamos chegar no período mais seco do ano. E, nós estamos nessa Operação Corta Fogo onde estamos fazendo uma conscientização para incentivar os motoristas a não jogarem bitucas de cigarro nas rodovias“, frisa Telma Tatagiba, integrante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Nesse segundo semestre sempre aumenta a quantidade de incêndios. Essa conscientização é importante para que a população não venha a realizar queimadas descontroladas. Os horários mais perigosos são registrados próximos ao meio dia. Quem for fazer queimadas é preferível que seja pela manhã ou final da tarde e que comunique os órgãos competentes”, destaca Capitão Leite, represente do Corpo de Bombeiros.

A Secretaria de Meio Ambiente realizou um planejamento para atuar tanto na zona urbana, quanto na zona rural. O objetivo é a prevenção e combate aos incêndios florestais. Atualmente no Estado, Caxias encontra-se na 5ª posição no ranking em fogos de incêndios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com um incremento de mais de 20% em relação ao mesmo período no ano de 2021.

Este ano nós vamos ter um reforço da Blitz Urbana para notificar as pessoas que fizerem alguma queimada descontrolada. O Código Floresta, Lei de Crimes Ambientais e o Código Penal também prevê um arcabouço que trata sobre as queimadas. Na zona rural deve ser feita a queima controlada, que vem trazendo as especificações dos cuidados que a pessoa deve usar na hora de utilizar o fogo pra limpeza de área“, destaca Erick Lima, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Em 2022, o foco será a educação ambiental voltada para comunidades rurais. Já no perímetro urbano serão realizadas ações de prevenção e combate aos focos de incêndios. Este ano, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, a Blitz Urbana também vai trabalhar na prevenção a incêndios e notificações.

A união faz a força. Agora mesmo a gente observou incêndios, estou indo pra São Luís. Mas é importante que a população esteja atenta“, frisa Matheus, motorista.

Contaremos com o apoio da Blitz Urbana para orientar e notificar os cidadãos que utilizarem o fogo de forma indiscriminada (queima de lixo doméstico e folhagem) no final do dia”, disse Erick Lima, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.