Depois de certificar 173 mulheres do Programa Mulheres Mil, nos cursos de Auxiliar de Biblioteca, Cervejeiro, Libras, Garçonete e Auxiliar Administrativo, o Instituto Federal do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Caxias (MA), finalizou nessa sexta-feira (29), a entrega dos certificados para os concludentes dos cursos de: Cuidador Infantil, Cuidador de Idoso, Auxiliar de Fiscalização Ambiental e Promotor de Vendas.

Foram cursos que iniciamos em dezembro do ano passado, executamos nesse semestre, e agora chegou o tão aguardado momento de receber os certificados. O objetivo foi oferecer a qualificação profissional, elevar a escolaridade, inserí-las no mercado de trabalho e melhorar a autoestima”, destaca Luís Moraes, coordenador dos cursos do Bolsa Formação.

Eu já tenho um trabalho com idosos, conseguimos mobilizar outras pessoas para participarem dos cursos, foi maravilho e eu consegui ir até o final. Foi maravilhoso, porque a gente aprende novas técnicas. E, para mim foi maravilhoso”, lembra Edilson da Cohab, participante do curso de cuidador de idosos.

Eu já trabalhei na área, mas foi uma experiência sensacional e me ajudou a desenvolver os meus conhecimentos”, destaca Cleomar de Araújo, participante do curso de cuidador infantil.

Ao todos foram certificadas 132 participantes nessa sexta-feira (29), totalizando 305 concludentes. Os cursos na linha Mulheres no Mundo do Trabalho foram desenvolvidos por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres que ajudou no processo de mobilização das participantes.

É uma gratificação muito grande, porque estamos valorizando nossas mulheres já que elas estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho. Muitas já tinham atividade, mas não tinham a qualificação, então nós estamos muito felizes porque elas agora estão certificadas por meio de uma instituição federal como o IFMA”, frisa Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Esses cursos são voltados para mulheres. É uma oferta do governo federal e a gente faz essa pactuação para receber essas vagas. E, são cursos em que a carga horária e a grade são para famílias em situação de vulnerabilidade. Esses cursos buscam ver a mulher não só no seu lado profissional, mas que ela possa ser capaz de ter a sua autonomia através de uma formação”, destaca Keren Ferraz, chefe de gabinete do Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus Caxias (MA).