Nesse domingo (31), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realizou uma Feirinha da Gente alusiva aos 199 anos de Adesão de Caxias à Independência. Para isso, foi realizado um Quiz sobre fatos históricos de Caxias, onde alguns participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade e sua rica história. Carlos Alberto foi o grande vencedor ao acertar 12 das 20 questões.

“Foi muito bom participar, eu sou de Caxias e pude conhecer ainda mais sobre minha cidade. Que tenham mais iniciativas como essas”, disse Carlos Alberto, participante.

Em seguida, houve uma louvação especial à cidade de Caxias, crianças participaram cantando o hino de Caxias em um Karaokê. Os pequenos Matheus Neves e Isabele Vitória, saíram-se bem e ganharam brindes pela participação, ambos fazem parte do Colégio Militar 2 de Julho Deborah Pereira.

“A gente ensaia todos os dias. Eu gostei muito”, disse Matheus Neves, aluno do Colégio Militar 2 de Julho Deborah Pereira.

“Eu gostei muito de participar, foi maravilhoso”, frisa Isabele Vitória, aluna.

“Foi muito bom, Isabele é uma menina muito inteligente. Achei interessante trazê-la, pois foi uma oportunidade muito boa para ela”, disse Antônia Carleane, tia de Isabele.

A Feirinha da Gente contou também com as opções da agricultura familiar, com o artesanato e serviços de saúde da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, além de apresentações culturais. Dentre as atrações, destaque para o Espetáculo Conversa de Quintal (Bem-vinda Produções).

“Hoje eu apresentei três contos do poeta Jessier Quirino, onde ele fala dos temas do Sertão. Nós temos que valorizar o que é da gente”, destaca Aliniê Moura, artista.

“A Feirinha da Gente acompanha o calendário e hoje está sendo uma Feirinha Especial, pois estamos fazendo essa homenagem aos 199 anos da Adesão de Caxias à Independência, para esse momento preparamos um quiz com premiação. Temos uma revelação, o Dj João Gabriel, teatro com o espetáculo Conversa de Quintal e Alencar Egeu e banda”, disse Taty Sobral, coordenadora da Feirinha.

“Hoje nós fizemos um compilado passando pela Jovem Guarda, MPB, Pop e o Rock, além das músicas clássicas do nosso cancioneiro do Nordeste”, afirma Alencar Egeu, cantor.