A Prefeitura de Caxias (MA), por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) inaugurou mais um sistema simplificado de abastecimento de água na zona rural, no aniversário de 199 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil. As famílias do povoado Centro do Mário, no 1º Distrito de Caxias, estavam em festa nessa segunda-feira (1º) pela chegada da água encanada.

Para quem nasceu e cresceu na comunidade como Maria Rita Moraes, é uma grande alegria ver a vida melhorar com a chegada da água. “Antes a gente pegava água de um cacimbão que tinha distante de casa e vinha com a lata na cabeça subindo ladeira, isso se repetia de 5 a 6 vezes ao dia. Agora mudou tudo, as crianças vão poder banhar no chuveiro”, comemora a moradora.

A estrutura conta com poço tubular de 70 m de profundidade; vazão de 6 mil litros de água por hora; motor de 2 cv de potência e reservatório com capacidade para armazenar 10 mil litros de água potável. O SAAE Caxias também já instalou cerca de 1 km de rede abastecimento, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a comunidade.

“O SAAE Caxias tem como missão levar qualidade de vida para todos os caxienses da zona rural e urbana. Hoje, Caxias comemora 199 anos, nós estamos ultrapassando a marca de mais de 6 mil famílias que passaram a ter água dentro de casa na gestão do prefeito Fábio Gentil, isso é mais dignidade. Aqui no povoado Centro do Mário, já são mais de 20 famílias que estão sendo beneficiadas. O SAAE tem esse compromisso de garantir para população uma qualidade de vida e nós sabemos que água é saúde e também mais dignidade”, ressalta o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

A Autarquia além de instalar todo o sistema de abastecimento de água, irá dar também manutenção à estrutura para garantir o abastecimento das famílias de domingo a domingo. Os pais da Maria do Socorro moram no povoado Centro do Mário, lembram do sofrimento de subir e descer ladeira para pegar água para família. “Era muito difícil, são mais de 30 anos nesse lugar com essa dificuldade. Para cobrir a casa, foi outro sofrimento sem água. Hoje eu tenho muito orgulho por eles terem passado por tudo isso e agora ter água pertinho da casa deles. Estou muito satisfeita, hoje é água para todo mundo do Centro do Mário”, agradece Maria do Socorro.

Seu Herculano Araújo mora no povoado vizinho ao Centro do Mário e foi prestigiar a alegria dos amigos que residem na comunidade. “É importante demais isso aqui, eu gostei de ver meus amigos sendo beneficiados como eu também sou. Todo estão de parabéns”.

Somente na gestão do prefeito Fábio Gentil, foram instalados 32 sistemas simplificados de abastecimento de água nos três distritos de Caxias e mais 13 estão em andamento.

“A nossa intenção é de levar água para toda população caxiense, a zona rural também é merecedora disso. Eu tenho certeza de que o sistema simplificado de abastecimento de água, juntamente com o SAAE, tem contribuído constantemente para valorização e respeito, porque água é vida e nós temos feito isso. Hoje é a comunidade Centro do Mário, amanhã outras comunidades também serão beneficiadas, temos esse compromisso com a cidade de Caxias. Já inauguramos escolas, base descentralizada do SAMU, a UPA Veterinária e mais uma escola aqui no Centro do Mário. Isso, mostra o comprometimento do poder público municipal com toda a cidade de Caxias, independente de que seja da zona rural ou urbana, todos nós merecemos. Eu fui eleito para isso, para cuidar da cidade e tratar bem a nossa população. Neste momento, parabenizamos todos do SAAE, na pessoa do diretor Arnaldo Arruda que tem se dedicado constantemente para que esse benefício possa chegar. Eu tenho certeza de que hoje, aniversário da cidade, Adesão à Independência do Brasil, quem ganhou o presente foi a população que sai daqui satisfeita com esse benefício de extrema necessidade que é a água”, enfatizou o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil.