Em comemoração 199 anos de Adesão de Caxias à Independência do Brasil, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou aos caxienses a reforma e ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias (MA). Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também recebeu 3 ambulâncias, que serão destinadas para Atenção Primária à Saúde. Durante as inaugurações, a comitiva foi composta por vereadores, secretários municipais, servidores da saúde e a comunidade.

Mônica Gomes, Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou a importância das inaugurações.“No dia do aniversário de Adesão de Caxias à Independência do Brasil, estamos inaugurando a reforma e ampliação do nosso SAMU, que é regional, e que faz uma assistência para mais de 10 municípios. A unidade precisava dessa reforma para melhor abrigar a equipe e ampliar a regulação, que é onde ficam os médicos e a equipe que recebe o chamados, assim podendo fazer a classificação de risco com segurança. Além da UPA Veterinária e das ambulâncias que vem para acrescentar na rede municipal de saúde”, disse.

Com a reforma e ampliação, o SAMU Caxias ganhou espaço amplo para garagem das ambulâncias, local apropriado para as motolâncias, sala de direção clínica, reforma da Central de Regulação, entre outras mudanças.

Franklin Maranhão, diretor do SAMU Caxias, falou sobre a ampliação do espaço da unidade. “Nós tivemos uma reforma e ampliação no nosso SAMU Caxias. Foi ampliado o espaço interno de ambulância, foram incluídos banheiros, com várias divisórias, trocados de locais nosso CME e também a sala da regulação. Essas mudanças melhoram o atendimento para a população, pois alinha o fluxo de atendimento das ambulâncias e motolâncias” disse.

Teremos muito trabalho pela frente. Eu digo que o SAMU é a porta de entrada para salvar vidas. Ele recebe, estabiliza o paciente e entrega à alta complexidade. Nós estamos passando aqui no SAMU para entregar, porque hoje é um dia em que temos muitas obras para entregar”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).