A Prefeitura de Caxias inaugurou nessa segunda-feira (1º), mais uma escola do Programa “Escola que temos e escola que queremos”. A Escola Mário Assunção conta com uma sala de aula com lousa, cantina, novas carteiras e livros.

“Antes nós tínhamos uma escola que não tinha banheiro e água, hoje estamos entregando uma escola toda equipada. Graças a Prefeitura de Caxias, agora temos estrada e escola com livros didáticos e merenda escolar”, disse Mário Assunção, vereador.

A gestão municipal está substituindo as escolas de taipa por escolas de alvenaria, com acessibilidade e totalmente adequada para que professores e alunos possam compartilhar os conhecimentos necessários.

“Além da reforma da escola, o nosso prefeito conseguiu mobiliário novo e água encanada, que antes a gente não tinha. A escola atende 30 crianças entre o ensino fundamental II e EJAI noturno”, disse Dayane Cristina, professora.

Das 24 escolas de taipa, 14 estão em fase de construção para que em breve todas erradique de vez as chamadas escolas “João de Barro” da realidade do ensino no município.

“Nada mais justo do que recebermos escolas no aniversário da Adesão de Caxias à Independência do Brasil. Recebemos uma no bairro São Francisco e outra na zona rural, além de mais um veículo para a educação que vai servir para a supervisão escolar. A gestão também anunciou outras escolas no bairros São Pedro, Santa Teresinha, Vila Paraíso e no Povoado Porto do Paiol. Caxias está de parabéns”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“As escolas que estão em fase de construção, no final de agosto ou início de setembro estarão concluídas. Esse compromisso da gestão pública municipal e da secretária Ana Célia Damasceno, está mudando essa realidade. É necessário que possamos investir cada vez mais, investimos na estrutura, em livros didáticos, na qualificação profissional, valorização do professor, transporte escolar e uma merenda qualificada. Aos poucos estamos construindo a cidade que a gente quer”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Estrada vicinal recuperada

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) recuperou 16 km de estradas vicinais no acesso ao Povoado Centro do Mário, beneficiando muitas famílias.

Sistema de Abastecimento de Água

Além disso, a localidade também recebeu por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), um Sistema de Abastecimento de Água, beneficiando 20 famílias e a escola com reservatório para 10 mil litros e 1 km de rede de abastecimento instalada.

“Além de um Sistema Simplificado de Água, fizemos mais de 15 km de estradas e autorizei a recuperação de mais 300 km”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).