Inaugurada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nessa segunda-feira (1º), a UPA Veterinária Caio Queiroz, já está em funcionamento no Conjunto Cohab. Nossa reportagem acompanhou um dos atendimentos, da cadela Moana, que pertence ao Antônio José.

A questão aqui é que ela não está se alimentando direito. E, aproveitei para vir saber o que é. E, fui bem atendido pelo médico aqui da unidade“, disse Antônio José, professor.

Ele destacou a importância de Caxias ter uma UPA ao lado de casa e na cidade de Caxias (MA).

É uma ideia muito importante do poder público principalmente aqui no nosso bairro. É um tipo de atitude que beneficia as pessoas que criam animais, e muita gente está criando animais. A gestão municipal está de parabéns“, disse Antônio José, professor.

A UPA Veterinária terá atendimento 24h voltado aos animais, à medida em que o fluxo aumentar. A unidade conta com estrutura para realização de pequenas cirurgias, exames, internação e atendimentos em geral, além de uma estrutura de abrigo com 12 baias, para receber animais que serão disponibilizados para adoção responsável. Para o coordenador, a conquista é um avanço para Caxias (MA).

Richter Wenzel – médico veterinário e coordenador da UPA veterinária

É uma conquista muito grande termos a primeira UPA Veterinária de Caxias, do Maranhão e do Nordeste. É uma iniciativa do governo municipal que vai beneficiar toda a parcela da população que não tem a condição financeira de levar a um médico privado. Foi um grande passo para a saúde. A ideia é atender animais de pequeno e médio porte, mas isso não impede que mais pra frente tenha atendimento a animais de grande porte. Aqui, o animal passa por uma triagem quando chega e é encaminhado com uma ficha para o atendimento“, explica Richter Wenzel, médico veterinário e coordenador da UPA veterinária Caio Queiroz.