A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, recebeu nesta sexta-feira (5), do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), um kit para ajudar no trabalho de combate aos incêndios e estratégias para se evitar as queimadas. As ações fazem parte do Programa Maranhão Sem Queimadas. Além dos profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, estiveram presentes: vereadores, secretários municipais, Agentes Jovens Ambientais, Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e Blitz Urbana.

É uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e hoje estamos em uma capacitação para prevenir queimadas em Caxias”, disse Erick Lima, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Hoje quem mais ameaça o nosso meio ambiente é o agronegócio, até porque esse pessoal vem com licenças de cima pra baixo. Eles estão acabando com as nascentes, não fica nada de receita para o município e nós precisamos fazer alguma coisa para coibir esse tipo de ação de pessoas que passa alguns dias e deixa o nosso meio ambiente depredado“, frisa Ximenes, vice-presidente da Câmara Municipal e representante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

O Programa Maranhão Sem Queimadas já está em sua 3ª edição e já é desenvolvido em 16 municípios do Maranhão e engloba um conjunto de ações preventivas e de combate a queimadas, tendo em vista a proximidade do período de estiagem e as consequentes ocorrências que afetam os diversos biomas maranhenses.

Nós teremos capacitações de brigadistas para alertar, porque a brigada tem a função de realizar um trabalho até a chegada dos Bombeiros. Todo incêndio começa pequeno e a brigada pode entregar essa resposta. É importante essa parceria e aqui tem alguns municípios em torno de Caxias que estão recebendo kits que vão ajudar nesse esforço. Quero agradecer ao Prefeito amigo Fábio Gentil pela parceria”, disse Cel Célio Roberto, comandante Geral do Corpo de Bombeiros.

Durante o lançamento do Programa em Caxias, foi ministrada uma palestra: “Conceitos, legislação sobre uso do fogo, práticas sustentáveis, monitoramento de queimadas e incêndios florestais”. Na ocasião, foram esclarecidas formas alternativas, preventivas e de conscientização para a implementação do uso do fogo na agricultura.

Além de Caxias, outros municípios também assinaram o termo de entrega e recebimento de equipamentos para unidades do Corpo de Bombeiros, como: Chapadinha e Buriti Bravo, visando reforçar as ações de combate a queimadas e ao desmatamento.

Aqui em Caxias nós temos a Operação Corta Fogo, e o Estado vem com esse programa Maranhão Sem Queimadas. Quando nós temos o município e o estado unidos, trabalhamos para reduzir o índice de queimadas. Nós agradecemos a SEMA e ao nosso governador que tem trabalhado para diminuir os incêndios no Maranhão”, disse Fábio Gentil prefeito de Caxias (MA).

O Programa Maranhão Sem Queimadas, tem por objetivo promover levar capacitação de grupos de brigadistas para combater e diminuir o número de queimadas, focos de incêndio e conscientizar sobre os malefícios da prática nas regiões que possuem os maiores índices de queimadas no estado. O Maranhão é o terceiro estado do Brasil com maior número de focos de incêndio, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), contabilizando mais de 3.500 ocorrências de focos nos primeiros sete meses do ano, destacou a SEMA.

Nós estamos aqui trazendo o Programa Maranhão Sem Queimadas para a população em geral, conversar sobre essa temática que é bastante preocupante no Estado, que aumenta bastante no segundo semestre o índice de queimadas. O nosso objetivo é diminuir as queimadas, pois o estado é um dos que mais realizam essa prática no país. A gente tem que conscientizar tanto o pequeno quanto o grande sobre a importância de se evitar as queimadas”, destaca Oquerlina Costa, secretária adjunta de recursos ambientais da SEMA.