Desde a última terça-feira (2), uma equipe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA) estão visitando os Projetos de Assentamentos (PAs) para realizarem a assinaturas de contratos de crédito para os agricultores familiares. A assinatura foi acompanhada por agricultores, vereadores e lideranças comunitárias.

Os trabalhos começaram pelo Povoado Engenho D’água onde foram assinados contratos que representam mais de R$ 150 mil em dinheiro.

“Após a assinatura os agricultores vão receber o crédito. A gente está aqui para dar informações para aqueles que não fizeram os contratos e os encaminhamentos”, destaca Erivaldo Sousa, técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA).

Os trabalhadores estão tendo acesso a três tipos de créditos de instalação: Apoio Inicial no valor de R$ 5.200; Fomento, no valor de R$ 6.400 e Fomento Mulher no valor de R$ 5 mil.

Para o Projeto de Assentamento Conceição Mocambo, dos 176 contrato que estavam prontos para serem assinados, 164 contratos foram assinados, os demais ou não compareceram ou estão com pendências e só serão liberados quando as pendências forem sanadas. Neste PA, serão aproximadamente R$ 900 mil em crédito.

“Nós fizemos as assinaturas de contratos de Fomento, Fomento Mulher e Apoio Inicial para uma parte da comunidade, porque o início da implantação no Engenho D’água foi ano passado, hoje é uma segunda etapa”, disse Marly Barbosa, servidora do INCRA.

“Chegou em boa hora, estamos numa luta contra a inflação, é muito bom receber este recurso para podermos investir na área alimentar”, disse Cosmo Oliveira, agricultor do Brejinho.

No Projeto de Assentamento Engenho D’água, dos 27 contratos, 20 foram assinados. Segundo a secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio, Luciana Soares, os créditos dão mais incentivo aos agricultores.

“Estes contratos vão dá um incentivo para os assentados do PA Conceição Mocambo, serão mais de R$ 900 mil que serão implantados e com certeza vai mexer com a economia, sem contar o que vai proporcionar a essas pessoas e será uma válvula de escape para que  consigam mais recursos. Esses créditos tem por objetivo implementar algum projeto produtivo que foi construído há algum tempo atrás, junto à Secretaria, como agricultura, avicultura. Esse acordo tem quatro anos, e estamos dando assistência total. Caxias já soma em crédito acessado por assentados da reforma agrária mais de R$ 2 milhões ao longo dos anos”, diz Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

“Nós temos o apoio da equipe técnica da Prefeitura de Caxias, e isso é excelente. Os técnicos recebem a gente muito bem e agradecemos muito por isso”, disse Raimundo Vieira de Carvalho, agricultor.

“Representa um esforço dessas famílias esperando os produtos, uma satisfação muito grande do INCRA na condução desses trabalhos. É muito importante ver essas pessoas sorrindo, vendo a inclusão social e produtiva aqui no Maranhão”, disse Udo Gabriel, diretor Nacional do INCRA.

Os benefícios estão sendo possíveis graças a parceria entre o INCRA e Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio, mediante Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as partes.