A equipe infanto de basquete da Escola Hélio de Sousa Queiroz, do bairro Caldeirões, conquistou o título de campeã em São Luís, nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) que foram realizados de 31 de julho a 18 de agosto de 2022. A última partida foi contra a equipe Reino Infantil, os caxienses venceram por 65 a 49. A equipe chegou em Caxias (MA) na tarde dessa sexta-feira (5), no Terminal Rodoviário e foi recebida pelos familiares, e representantes da escola.

A gestora da Escola Hélio de Sousa Queiroz, Francisca Rodrigues, falou sobre a emoção e alegria de todos estarem presentes comemorando um momento tão importante para a escola e a cidade de Caxias (MA).

“Não dá para descrever a emoção que estamos sentido, porque pela primeira vez a UIM Hélio de Sousa Queiroz está participando dos JEMs, é uma grande satisfação estar aqui com os alunos representando Caxias e o Maranhão”, disse Francisca Rodrigues, gestora da Escola Hélio de Sousa Queiroz.

Os jovens formaram uma seleção para representar Caxias nos JEMs e conseguiram o resultado máximo, que dá o direito para que eles possam disputar o Campeonato Brasileiro de Basquete. Os atletas ainda estão assimilando o tamanho da conquista para o município.

“Com a graça de Deus conseguimos esta conquista, e agora vamos disputar o Brasileiro em Aracajú. De São Luís só veio ouro e representar Caxias foi maravilhoso”, frisa Jemerson da Silva, jogador.

“Esse troféu é um grande sonho, mas principalmente do nosso treinador que tentava conquistar desde o tempo dos JEMs dele. É uma grande honra esta conquista, conseguimos com muito esforço e garra”, disse Rômulo Axel, jogador.

“Estamos felizes, porque foi a primeira vez que conquistamos este título e vamos treinar muito para o Brasileiro em Aracaju”, disse Renato Sousa, jogador.

Pela primeira vez em 50 anos dos JEMs, Caxias consegue vencer a Capital São Luís (MA) e faz história no basquete. Inclusive, alguns dos jogadores já estão sendo sondados por outras equipes maranhenses depois da conquista do título.

“Caxias tem crescido no basquete, e o desporto escolar tem trabalhado bastante essa modalidade. Estamos saindo de uma pandemia, são poucos os treinos, mas Deus abençoou e fizemos um grande JEMs e estão aqui os nossos guerreiros campeões, o resultado veio. Eles tiveram essa força para trazer essa conquista, e venceram São Luís. Entramos para a história que Caxias é o primeiro time do interior a conquistar os JEMs no basquete”, frisa Adelson Pedrosa, secretário Adjunto de Esporte.

“Eu estou muito feliz, porque esse é um sonho meu de atleta. Desde os meus 15 anos eu venho em busca desse título. Então, chegar ao topo do Maranhão é uma satisfação e já tem equipes interessadas nos meninos. Com a conquista no Maranhão, conseguimos uma vaga para o Brasileiro que será realizado em setembro em Aracaju (SE). Foi um trabalho difícil, que vem sendo realizado desde 2015”, disse Fernando da Silva, treinador.

O prefeito Fábio Gentil acompanhado do secretário adjunto de Esportes, Adelson Pedrosa e do vereador Darlan Almeida estiveram ao lado dos familiares compartilhando a alegria da vitória com os novos campeões caxienses.

“É uma alegria imensurável receber esses jovens, que trouxeram para Caxias esse título estadual, fato nunca existente na história da cidade e agora eles vão poder disputar o Brasileiro. Isso é muito importante porque onde eles quiserem chegar nós vamos ajudá-los, pois essa parceria faz com que o nome de Caxias chegue mais distante”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.