Duas campanhas importantes deram o pontapé inicial na Feirinha da Gente, uma é a II Jornada da Juventude no Agosto das Juventudes, que teve manifestações das mais diferentes formas, depois de logo cedo, a coordenação da Juventude e o Conselho Municipal da Juventude participarem de uma missa alusiva aos mês das Juventudes na Igreja de São Benedito. A Feirinha desse domingo (7), recebeu apresentações voltadas para a juventude caxiense: Cia de Dança Wilson Ghilardi, Cia de Dança Salmus, Dança Femme Fattaly, Dança do Centro da Juventude, Passinho Círculo de Ouro, Dj Ivo Soares e Banda Papazum.

Aproveitamos o espaço da Feirinha da Gente para abertura oficial do Agosto das Juventudes, por ser um lugar de encontro e potencializador de jovens, uma vez que muitos jovens empreendedores expõem seus talentos lá e outros seus talentos culturais. Ontem foi um encontro da Juventude com grupos de danças e atrações musicais especialmente compostos de jovens. Foi um momento de celebrar essas potências jovens do município, como os jovens dançarinos do Centro da Juventude da Volta Redonda, academia Salmus, Dj Ivo, Banda Papazum, Felipe Feijão e Ariely Rodrigues que no meio da animação se juntou aos colegas potencializando ainda mais o momento”, frisou Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

Outra campanha que também ganhou espaço na Feirinha da Gente foi a do Agosto Lilás, que visa combater a violência contra as mulheres. Diversas ações serão desenvolvidas ao longo do mês de agosto em toda a rede municipal de educação e saúde, dentre outros ambientes, com blitz educativas.

A Lei Maria da Penha competa 16 anos em que foi sancionada. E, aqui em Caxias a Lei Maria da Penha veio à Feirinha da Gente para convidar a população para abraçarmos a Campanha e dizer não a violência contra a mulher”, disse Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Depois de participar de uma cavalgada, o Prefeito Fábio Gentil também prestigiou a Feirinha da Gente e destacou a importância da realização das campanhas, principalmente a que combate à violência contra a mulher. Lembrou que a juventude tem um papel importante e que precisa mostrar cada vez mais a sua competência.

16 anos da Lei Maria da Penha. Uma lei que veio acima de tudo para valorizar as mulheres brasileiras e em especial as de Caxias. A Lei Maria da Penha veio pra ficar e para responsabilizar aqueles criminosos que insistem em praticar a violência contra a mulher. Esse mês também é o mês da juventude. Nós vamos trabalhar ao lado da juventude que é o nosso presente, para que ela possa mostrar que é competente e que é a altura daquilo que a gente precisa dentro do desenvolvimento do nosso município“, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Quem foi à Feirinha da Gente nesse domingo, tmbém pôde desfrutar de um delicioso café da manhã, comprar o artesanato de Caxias, os produtos fresquinhos da agricultura familiar, comprar peças no bazar, os produtos da fazenda da esperança, drinks, comidas típicas, bijouterias, dentre outras opções.

A Feirinha da Gente é realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico em parceria com as secretarias municipais e outros órgãos: Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assessoria de Comunicação (ASCOM), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Segurança Pública (Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Adjunta de Transportes e Urbanismo), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civis, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação dos Artesãos de Caxias (MA).