As Unidades Básicas de Saúde já iniciaram as Campanhas de Multivacinação e contra Poliomielite . Desde a última segunda-feira (8), as famílias começaram a procurar os imunizantes disponíveis no município.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, tem como público-alvo crianças menores de 5 anos de idade. Já na Campanha de Multivacinação, os imunizantes tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquema de vacinação incompleto.

A vacinação está sendo realizada em todas as Unidades Basicas de Saúde das zonas urbana e rural. Para ser imunizado, deve ser apresentado a caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF.

A enfermeira da UBS Cohab, Aline Almeida, fez um chamado para população comparecer as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “A gente solicita que todas as pessoas compareçam para se imunizar. Também pedimos que os pais ao virem até a UBS tragam os documentos da criança, como a caderneta de vacinação para que a gente possa estar verificando quais vacinas a criança vai precisar e o cartão do SUS, para podermos fazer os devidos registros” explicou.

Durante as campanhas, os imunizantes disponíveis serão contra: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Para os adolescentes, as vacinas disponíveis serão: HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além dessas vacinações, as UBSs também seguem vacinando contra a covid-19 e Influenza.

A Unidade está aberta e contando com todas as outras vacinas do calendário vacinal. Temos todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS)” finalizou Aline Almeida, enfermeira da UBS Cohab.