A cidade de Caxias celebrou nesse dia 10 de agosto, os 199 anos do nascimento do poeta caxiense, Antônio Gonçalves Dias. O pai do Romantismo Brasileiro, fez os caxienses irem à rua, para em serenata que saiu da casa onde morou o poeta até a praça que recebe o nome dele, cantar músicas que marcaram época. A homenagem foi organizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Hoje nós comemoramos o aniversário dos 199 anos do nascimento do nosso poeta maior. Onde a gente recitar ‘Minha Terra tem Palmeiras’, alguém vai saber completar em qualquer lugar do Brasil ‘Onde Canta o Sabiá’. E, olhando essa noite aqui as palmeiras onde canta o Sabiá, a gente se alegra e se emociona pela oportunidade que a gente tem para comemorar esse marco histórico para a cidade. Caxias instituiu a Comissão Caxias Mais 200 que está preparando a cidade para a comemoração de 1 a 10 de agosto de 2023, quando comemoramos 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e 200 anos do poeta Gonçalves Dias”, explica Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Um painel produzido pelo artista plástico, Sid Sertão, foi pintado na Rua Benedito Leite para contar a história do poeta. Já na Praça Gonçalves Dias, o Grupo Abraçarte Caxias, que há mais de 10 anos realiza homenagens ao poeta apresentou o Recital Flores e Primores.

O meu texto foi Olhos Verdes de Gonçalves Dias, que mostra o que ele sentia pela amada dele, Ana Amélia, e estar alí na frente juntamente com o grupo Abraçarte é um momento ímpar para mim“, destaca Gardênia Silva, integrante do Abaçarte Caxias.

Gonçalves Dias representa um nome que une a cidade em torno dele. Quando você tem um nome que une a cidade, você tem mais que um homem, você tem um arquétipo. Então, nós estamos aqui fazendo pouco, diante da grandeza da obra dele. Caxias precisa reconhecer e resgatar a importância de Gonçalves Dias para Caxias (MA). Nós precisamos aproveitar a importância dele para alavancar a cultura de Caxias”, frisa Gilvaldo Quinzeiro – diretor do Abraçarte Caxias (MA)

A professora, Erlinda Maria Bittencourt, destatou os amores de Gonçalves Dias. “É motivo de orgulho para todos nós, porque Gonçalves Dias faz parte do cenário nacional, da literatura brasileira. Na dramaturgia, na música, na poesia, ele é representado. Temos um grande escritor. Hoje eu quero lembra algumas mulheres da vida de Gonçalves Dias: a sua mãe Vicência, a sua esposa, Olímpia, a sua madrasta, Adelaide e, a sua amada Ana Amélia“, frisa Erlinda Maria Bittencourt, professora.

Para quem prestigiou o momento, inclusive para o professor e Cantor Carloman Rocha que cantou o Hino de Gonçalves Dias, com letra do Poeta Carvalho Junior, lembrou a importância do quanto Caxias deve reverenciar este nome da poesia, da literatura e da cultura, que elevou o nome de Caxias a um outro patamar.

Gonçalves Dias é um poeta mundialmente reconhecido. Então, comemorar hoje os 199 anos do aniversário dele é uma honra para nós caxienses. Nós temos aqui uma edição de 2022 e já aconteceu em outros momentos. Eu já atuei a convite do professor Gilvaldo Quinzeiro uma vez, e hoje eu não poderia deixar de prestigiar este momento“, frisa Hérica Romena, professora.

Hoje o poeta completa 199 anos do seus nascimento. Gonçalves Dias foi um grande vulto da literatura, é patrono da cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Letras, um dos homens mais importantes da poesia lírica brasileira. Gonçalves Dias é uma referência literária para todos nós”, destaca Carloman Rocha, professor e cantor.